Inclusão escolar: algumas discussões em educação matemática

Autores

  • Erica Aparecida Capasio Rosa UNESP – Universidade Estadual Paulista. Instituto de Geociências e Ciências Exatas - Pós Graduação em Educação Matemática. Rio Claro – SP
  • Ivete Maria Baraldi UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências - Departamento de Matemática. Bauru – SP

DOI:

https://doi.org/10.21723/RIAEE.v11.n2.p690

Palavras-chave:

Educação matemática inclusiva. Escola. Alunos com deficiência. Professores. Narrativas.

Resumo

Este artigo apresenta considerações sobre legislações, dissertações e teses defendidas no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática que discutem essa temática e algumas reflexões sobre inclusão escolar a partir de recortes das narrativas de professores que ensinam matemática de um município do estado de São Paulo, participantes da pesquisa de E. Rosa (2014). Em tal pesquisa foram entrevistados nove professores, sendo sete professores de Matemática e duas professoras de Educação Especial. Para constituir essas narrativas foi utilizada como metodologia a da História Oral. Ao final concluímos que quando estamos falando sobre inclusão escolar, estamos falando de outro “modelo de escola”, pois este em que as professoras relatam e que aí está continua à excluir, até mesmo inconscientemente as pessoas com deficiência, transtorno global do desenvolvimento, altas habilidades e superdotação.

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Biografia do Autor

Erica Aparecida Capasio Rosa, UNESP – Universidade Estadual Paulista. Instituto de Geociências e Ciências Exatas - Pós Graduação em Educação Matemática. Rio Claro – SP

Doutoranda em Educação Matemática pelo Programa de Pós Graduação em Educação Matemática, Unesp, Rio Claro/SP.

 

Ivete Maria Baraldi, UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências - Departamento de Matemática. Bauru – SP

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”/ Unesp, Rio Claro – São Paulo; Professora do Departamento de Matemática da Unesp de Bauru – São Paulo. 

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Publicado

06/07/2016

Como Citar

ROSA, E. A. C.; BARALDI, I. M. Inclusão escolar: algumas discussões em educação matemática. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 11, n. 2, p. 690–709, 2016. DOI: 10.21723/RIAEE.v11.n2.p690. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8225. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos