Fenomenologia: um caminho para compreensão de processos inclusivos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15iesp.1.13502

Palavras-chave:

Políticas públicas de educação, Método fenomenológico, Processos inclusivos.

Resumo

Esse artigo apresenta um recorte dos resultados de pesquisa financiada pela FAPESP (Processo Fapesp: no. 2012/50681-1), que compartilhada por um dos autores com os demais desse trabalho, desenvolveram trabalho sobre um estudo de caso com o objetivo de evidenciar possível contribuição do método fenomenológico para a compreensão dos processos inclusivos. Em realidades escolares pode-se evidenciar movimentos inclusivos de pessoas preocupadas e comprometidas com a causa, todavia, não dão conta do processo inclusivo em sua totalidade, por falta de adesão daqueles que compõem a estrutura e a cultura da escola e da própria pessoa que se quer incluir e que não fora consultada. Supõem-se que compreendendo o método fenomenológico, esse seja um possível caminho para a formação do sujeito inclusivo, por possibilitar a compreensão de processos inclusivos, mais especificamente, o ponto de partida: conhecimento gnosiológico, ontológico e psicológico das pessoas envolvidas.

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Biografia do Autor

Edileine Vieira Machado, Centro Universitário Cesmac, Maceió – AL

Professora Titular no curso de Psicologia. Professora na PUC Minas, Programa de Doutorado Interinstitucional em Letras.

Fátima Elisabeth Denari, Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), São Carlos - SP

Professora titular do Departamento de Psicologia.

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Publicado

04/03/2020

Como Citar

MACHADO, E. V.; DENARI, F. E. Fenomenologia: um caminho para compreensão de processos inclusivos. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. esp.1, p. 900–915, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15iesp.1.13502. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13502. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Seção Temática - Educação especial e inclusão: diálogos sobre pesquisa, políticas e práticas