Ressignificações de práticas docentes no ensino superior com base nos princípios da educação online

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17i4.15567

Palavras-chave:

Formação docente, Educação online, Práticas educativas, Docência do ensino superior, Ensino remoto

Resumo

Neste artigo, relatamos uma experiência em um curso voltado para desenvolver a competência de professoras/es universitárias/os em desenhar uma aula com base nos Princípios da Educação Online. Buscamos compreender como as/os docentes ressignificam suas práticas educativas em tempos de educação mediada por tecnologias. Movimentamo-nos pela epistemologia da prática e da pesquisa com a experiência docente para refletir sobre as narrativas que emergiram no curso, principalmente as relacionadas às aulas que as/os docentes dão, como as repensaram, atualizaram e lhes atribuíram novos/outros sentidos. Compreendemos que as ressignificações são constituídas por múltiplos processos de estranhamentos, por práticas reflexivas de si, pela desconstrução de algumas certezas, reconstrução dos pressupostos teórico-epistêmico-metodológicos e pela construção de novos/outros saberes docentes. Concluímos que a discussão sobre educação online e seus princípios têm potencial para a ressignificação das práticas das/os formadores no ensino superior.

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Biografia do Autor

Felipe Carvalho, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro – RJ – Brasil

Doutorado em Educação.

Mariano Pimentel, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Rio de Janeiro – RJ – Brasil

Professor Adjunto no Departamento de Informática Aplicada. Doutorado em Informática (PUC-Rio).

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Publicado

30/12/2022

Como Citar

CARVALHO, F.; PIMENTEL, M. Ressignificações de práticas docentes no ensino superior com base nos princípios da educação online. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 4, p. 3079–3096, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17i4.15567. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/15567. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência