Política de conveniamento da educação infantil: a privatização é a alternativa para suprir a demanda com qualidade?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v24i1.12868

Palavras-chave:

Educação Infantil, Convênios, Neoliberalismo.

Resumo

O estudo tem como objetivo compreender os processos de conveniamento na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e Campinas para suprir a demanda por atendimento educacional na primeira infância, especificamente em creches que atualmente denomina-se Centro de Educação Infantil (CEI). Com o intuito de buscar soluções para a falta de vagas em creches, a Prefeitura de São Paulo e de Campinas optaram pela parceria com a iniciativa privada. Para coleta de dados foram utilizadas as bases Scielo, Google scholar e Capes Periódicos. De 18 artigos pesquisados, 6 foram selecionados por apresentarem relevância para a pergunta da pesquisa. Os resultados apontaram que há inúmeros entraves para resolver o problema e suprir a demanda de crianças sem acesso à escola. Destacam-se a falta de qualidade de atendimento nos centros conveniados e a precária formação em serviço dos profissionais de educação além de inadequação de espaço físico para atendimento às crianças.

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Biografia do Autor

Fernando Jose Ribeiro dos Santos, Especialista em Gestão Pública Municipal – GPM pela UNIFESP/SP. Diretor de Centro Direto de Educação Infantil na Prefeitura de São Paulo

Possui graduação em Ciências Biológicas - Faculdades Integradas de Ciências Humanas, Saúde e Educação de Guarulhos (2000). Atualmente é coordenador pedagógico nas séries iniciais na Prefeitura Municipal de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências e Tecnologia, Alfabetização Cientifica e Tecnologia Aplicada à Educação. Trabalhou como formador de professores de ciências pela Prefeitura de São Paulo e formador em tecnologia para professores de Biologia e Educação Física pela Secretaria Estadual de Educação.

Patrícia Tanganelli Lara Tanganelli Lara, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Centro Universitário Sumaré.

Pós-Doutoranda do Programa de Educação da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, doutora em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2016) e em Educação Especial pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- UNESP (2017). Possui mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008), especialização em Educação Especial pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP (2008), graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário UNIFIEO (2003) e graduação em Direito pela Universidade Braz Cubas (1997) . Desenvolve pesquisa na área de Educação, com ênfase nos seguintes temas: educação especial e inclusiva; ensino superior e fundamental; formação de professores; exclusão e inclusão escolar, cultura escolar e escola pública. Avaliadora de Instituições de Educação Superior e dos cursos de graduação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis) e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Práticas Pedagógicas Inclusivas/ GEPPI.

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Publicado

06/01/2020

Como Citar

SANTOS, F. J. R. dos; TANGANELLI LARA, P. T. L. Política de conveniamento da educação infantil: a privatização é a alternativa para suprir a demanda com qualidade?. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 1, p. 100–116, 2020. DOI: 10.22633/rpge.v24i1.12868. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/12868. Acesso em: 13 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos