A representação social da inclusão na formação de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v24i3.13603

Palavras-chave:

Representação Social, Inclusão, Formação, Professores

Resumo

Este artigo é resultado de um recorte de pesquisa de tese, com objetivo apreender e identificar as estruturas representacionais da inclusão elaboradas pelos do Curso de Pedagogia da UFPB, no total de 243 discentes. Realizou-se uma pesquisa de campo de abordagem multimétodos. Utilizou-se como instrumentos o teste de associação livre de palavras e o questionário sociodemográfico. A palavra respeito constitui-se como um elemento centralizador das Representações Sociais, no que tange os discentes, esse grupo entende a inclusão como um ato que envolve a educação e o amor para sua realização. Especificamente, os discentes evocaram respeito (99), acessibilidade (56), igualdade (47), direito (42), educação (26), aceitação (22) e oportunidade (19). O núcleo figurativo, imagético, que representa a inclusão para esses alunos aponta para a ideia de respeito. O respeito se apresenta como elemento essencial na ancoragem com a realidade, constituindo-se, na visão dos discente como fator primordial para a inclusão.

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Biografia do Autor

Sandra Cristina Moraes de Souza, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa – PB

Departamento da Educação Básica.

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Publicado

01/09/2020

Como Citar

SOUZA, S. C. M. de. A representação social da inclusão na formação de professores. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 3, p. 1420–1444, 2020. DOI: 10.22633/rpge.v24i3.13603. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/13603. Acesso em: 16 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos