A filosofia da educação de John Dewey: entre o pragmatismo e a democracia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v24i3.14093

Palavras-chave:

John Dewey, Educação, Pragmatismo, Democracia, Filosofia da educação

Resumo

O filósofo estadunidense John Dewey influenciou fortemente as teorias educacionais no Brasil. Conforme o grande educador brasileiro Anísio Teixeira, pensar a educação a partir de Dewey, requer subordinar-se à premissa democrática que fundamenta sua filosofia da educação, haja vista a estreita relação entre educação e democracia presente em suas obras. No entanto, se faz necessário compreender o que possibilitou ao pensamento do filósofo estadunidense enfatizar tal relação, e apostar em uma educação democrática. Assim, o objetivo do presente ensaio foi buscar investigar como o pragmatismo se configurou como condição fundamental para o pensamento de Dewey acerca da relação educação e democracia. Concluímos que foi o pragmatismo que possibilitou a Dewey fabricar sua filosofia da educação voltada não somente para uma educação democrática, mas uma educação para a democracia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elder Silva Correia, Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão – SE

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UFS).

Fabio Zoboli, Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão – SE

Professor no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED/UFS). Doutorado em Educação (UFBA).

Referências

ARAÚJO, A. B. Um legado de John Dewey para a administração escolar: uma leitura da obra vida e educação. RPGE. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 23, n. 2, p. 356-369, maio/ago. 2019. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/12378/8261 Acesso em: 8 ago. 2020.

DAZZANI, M. V. M. O pragmatismo de Peirce como teoria do conhecimento e da aprendizagem. Caderno Seminal Digital, Rio de Janeiro, v. 10, n. 10, p. 283-311, jul./dez. 2008. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminal/article/view/12693. Acesso em: 7 jan. 2020.

DEWEY, J. Democracia e educação: introdução à filosofia da educação. 4. ed. São Paulo: Editora Nacional, 1979.

DEWEY, J. O desenvolvimento do pragmatismo americano. Cognitio-Estudos: Revista eletrônica de Filosofia, São Paulo, v. 5, n. 2, p. 119-132, jun./dez. 2008. Disponível em: http://www4.pucsp.br/pragmatismo/dowloads/10cog_est_52_Rodrigues.pdf Acesso em: 13 mar. 2020.

DEWEY, J. Vida e Educação. Trad. Anísio Teixeira. 10. ed. São Paulo: Melhoramentos; Rio de Janeiro: Fundação Nacional de Material Escolar, 1978.

FÁVERO, A. A.; TONIETO, C. A educação democrática na escola deweyana: para discutir a relação entre educação escolar e democracia. Filosofia e Educação, Campinas, v. 7, n. 2, p. 75-93, jun./set. 2015. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8637549. Acesso em: 7 abr. 2020.

HORKHEIMER, M. Eclipse da razão. Trad. Sebastião Uchoa Leite. São Paulo: Centauro, 2010.

JAPIASSÚ, H.; MARCONDES, D. Dicionário básico de filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

LAPOUJADE, D. William James, a construção da experiência. São Paulo: Editora n-1, 2017.

SANTANA, L. M.; LUCINI, M. Tessitura do conceito de liberdade nas teorias educacionais de John Dewey e Paulo Freire. Revista Tempos e Espaços em Educação, São Cristóvão, v. 11, n. 01, Edição Especial, p. 305-318, dez. 2018. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/9646/pdf Acesso em: 11 jun. 2020.

SOUZA, R. A. A filosofia de John Dewey e a epistemologia pragmatista. Revista Redescrições – Revista on line do GT de Pragmatismo e Filosofia Norte-americana, ano 2, n. 1, p. 1-13, 2010.

TEIXEIRA, A. A pedagogia de Dewey. In: ROMÃO, J. E.; RODRIGUES, V. L. (Org.). John Dewey. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010. p. 33-65.

Publicado

01/09/2020

Como Citar

CORREIA, E. S.; ZOBOLI, F. A filosofia da educação de John Dewey: entre o pragmatismo e a democracia. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 3, p. 1484–1497, 2020. DOI: 10.22633/rpge.v24i3.14093. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/14093. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos