O intelectual orgânico e a construção da vontade coletiva da classe subalterna na direção da formação humana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v24i3.14295

Palavras-chave:

Intelectual orgânico, Vontade coletiva, Formação humana.

Resumo

Este trabalho de procedimento bibliográfico, fundamenta-se na perspectiva gramsciana e visa refletir sobre o conceito de intelectual orgânico e a construção da vontade coletiva em sintonia com a formação humana, que é um processo de desenvolvimento de múltiplas dimensões do sujeito histórico e que requer a articulação dialética entre os fatores objetivos e subjetivos. O estudo demonstra que a atividade do intelectual orgânico da classe subalterna tem dupla dimensão: a desconstrução da hegemonia dominante e a construção de uma nova hegemonia comprometida com a formação humana. Revela também que o conhecimento comprometido com a emancipação humana precisa ser apropriado e incorporado pelos sujeitos históricos a fim de se modificar e transformar o mundo.

Biografia do Autor

Pedro Pereira dos Santos, Universidade Federal do Piauí (UFPI), Teresina – PI

Professor Adjunto no Departamento de Fundamentos da Educação (DEFE) e Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Emancipação Humana (NESPEM/UFPI). Doutorado em Educação (UFC).

Escolástica Santos, Universidade Federal do Piauí (UFPI), Teresina – PI

Professora Adjunta no Departamento de Fundamentos da Educação (DEFE) e Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Emancipação Humana (NESPEM/UFPI). Doutorado em Educação (UFC).

Daniele Kelly Lima Oliveira, Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA), Sobral – CE

Professora Adjunta no Curso de Pedagogia e Coordenadora do Grupo de Pesquisas e Estudos Educação, Movimentos sociais, Políticas Públicas e Diversidade (GPEEMPODERAR/UVA). Doutora em Educação (UFC).

Referências

BRASIL. Câmara dos Deputados. Projeto de Lei n. 867, de 23 de março de 2015. Inclui, entre as diretrizes e bases da educação nacional, o “Programa Escola sem Partido”. Brasília, DF, 2015. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=1050668. Acesso em: 1 jul. 2020.

BRASIL. Sistema Único de Saúde (SUS). Painel Coronavírus. Disponível em: https://covid.saude.gov.br/. Acesso em: 2 ago. 2020.

COUTINHO, E. G. Mito e hegemonia: a paixão segundo Antônio Gramsci ou Gramsci e Sorel: a tradução realista do conceito de mito. In: SCHLESENER, A. H.; OLIVEIRA, A. L.; ALMEIDA, T. M. G. (Org.). A atualidade da filosofia da práxis e políticas educacionais. Curitiba: UTP, 2018. p. 87-126.

DEL ROIO, M. Gramsci e a emancipação dos subalternos. São Paulo: Editora Unesp, 2018.

DIAS, Edmundo. Hegemonia: racionalidade que se faz história. In: DIAS, E. H. et al. O outro Gramsci. São Paulo: Xamã, 1996.

GRAMSCI, A. Caderno do Cárcere. Maquiavel. Notas sobre o Estado e a Política. Trad. Carlos Nelson Coutinho. 7. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2016. V. 3.

GRAMSCI, A. Caderno do Cárcere. Os Intelectuais. O Princípio educativo. Jornalismo. Trad. Carlos Nelson Coutinho. 7. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014. V, 2.

GRAMSCI, A. Cadernos do Cárcere. Introdução ao estudo de filosofia de Benedetto Croce. Trad. Carlos Nélson Coutinho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999. v. 1.

GRAMSCI, A. Cartas do Cárcere. Trad. Luiz Sérgio Henriques. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.v, 2.

GRAMSCI, A. Escritos políticos (1921-1926). Trad. Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004. v. 2.

LAMPEDUSA, G. T. O Leopardo. Tradução Leonardo Cadignoto. São Paulo: Nova Cultural, 2002.

MARX, K. A ideologia alemã: crítica da mais recente filosofia alemã em seus representantes Feuerbach, B. Bauer e Stirner, e do socialismo alemão em seus diferentes profetas. São Paulo: Boitempo, 2007.

MÉSZÁROS, I. Para além do capital: rumo a uma teoria de transição. Tradução Paulo Cezar Castanheira, Sérgio Lessa. São Paulo: Boitempo, 2011.

SEMERARO, G. (Org.). Filosofia e política na formação do educador. Aparecida, SP: Ideias & Letras, 2004.

Downloads

Publicado

01/09/2020

Como Citar

Santos, P. P. dos, Santos, E., & Oliveira, D. K. L. (2020). O intelectual orgânico e a construção da vontade coletiva da classe subalterna na direção da formação humana. Revista on Line De Política E Gestão Educacional, 24(3), 1598–1614. https://doi.org/10.22633/rpge.v24i3.14295