O intelectual orgânico e a construção da vontade coletiva da classe subalterna na direção da formação humana
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v24i3.14295Palavras-chave:
Intelectual orgânico, Vontade coletiva, Formação humana.Resumo
Este trabalho de procedimento bibliográfico, fundamenta-se na perspectiva gramsciana e visa refletir sobre o conceito de intelectual orgânico e a construção da vontade coletiva em sintonia com a formação humana, que é um processo de desenvolvimento de múltiplas dimensões do sujeito histórico e que requer a articulação dialética entre os fatores objetivos e subjetivos. O estudo demonstra que a atividade do intelectual orgânico da classe subalterna tem dupla dimensão: a desconstrução da hegemonia dominante e a construção de uma nova hegemonia comprometida com a formação humana. Revela também que o conhecimento comprometido com a emancipação humana precisa ser apropriado e incorporado pelos sujeitos históricos a fim de se modificar e transformar o mundo.
Downloads
Referências
BRASIL. Câmara dos Deputados. Projeto de Lei n. 867, de 23 de março de 2015. Inclui, entre as diretrizes e bases da educação nacional, o “Programa Escola sem Partido”. Brasília, DF, 2015. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=1050668. Acesso em: 1 jul. 2020.
BRASIL. Sistema Único de Saúde (SUS). Painel Coronavírus. Disponível em: https://covid.saude.gov.br/. Acesso em: 2 ago. 2020.
COUTINHO, E. G. Mito e hegemonia: a paixão segundo Antônio Gramsci ou Gramsci e Sorel: a tradução realista do conceito de mito. In: SCHLESENER, A. H.; OLIVEIRA, A. L.; ALMEIDA, T. M. G. (Org.). A atualidade da filosofia da práxis e políticas educacionais. Curitiba: UTP, 2018. p. 87-126.
DEL ROIO, M. Gramsci e a emancipação dos subalternos. São Paulo: Editora Unesp, 2018.
DIAS, Edmundo. Hegemonia: racionalidade que se faz história. In: DIAS, E. H. et al. O outro Gramsci. São Paulo: Xamã, 1996.
GRAMSCI, A. Caderno do Cárcere. Maquiavel. Notas sobre o Estado e a Política. Trad. Carlos Nelson Coutinho. 7. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2016. V. 3.
GRAMSCI, A. Caderno do Cárcere. Os Intelectuais. O Princípio educativo. Jornalismo. Trad. Carlos Nelson Coutinho. 7. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014. V, 2.
GRAMSCI, A. Cadernos do Cárcere. Introdução ao estudo de filosofia de Benedetto Croce. Trad. Carlos Nélson Coutinho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999. v. 1.
GRAMSCI, A. Cartas do Cárcere. Trad. Luiz Sérgio Henriques. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.v, 2.
GRAMSCI, A. Escritos políticos (1921-1926). Trad. Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004. v. 2.
LAMPEDUSA, G. T. O Leopardo. Tradução Leonardo Cadignoto. São Paulo: Nova Cultural, 2002.
MARX, K. A ideologia alemã: crítica da mais recente filosofia alemã em seus representantes Feuerbach, B. Bauer e Stirner, e do socialismo alemão em seus diferentes profetas. São Paulo: Boitempo, 2007.
MÉSZÁROS, I. Para além do capital: rumo a uma teoria de transição. Tradução Paulo Cezar Castanheira, Sérgio Lessa. São Paulo: Boitempo, 2011.
SEMERARO, G. (Org.). Filosofia e política na formação do educador. Aparecida, SP: Ideias & Letras, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista on line de Política e Gestão Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista on line de Política e Gestão Educacional. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial Científica.