Gênese do sistema de educação no contexto da teoria da onda de E. Toffler

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v25iesp.5.15992

Palavras-chave:

Tipologia do estado, Formação social, Sujeitos da atividade educacional, Gestão da educação

Resumo

O objetivo da pesquisa é determinar os padrões de desenvolvimento dos sistemas de educação russo e estrangeiro no contexto das abordagens científicas da tipologia do estado. Considere as características da gênese da educação na teoria de ondas do desenvolvimento sociocultural de E. Toffler. Metodologia: no processo de pesquisa foram utilizados métodos de análise comparativa, ciclicidade, síntese intersetorial, modelagem teórica e jurídica, reconstrução histórica e jurídica, além de outros métodos de conhecimento científico. A educação, como produto do Estado e instrumento de influência do Estado na consciência e no comportamento da população, depende diretamente das peculiaridades da estrutura do Estado e dos objetivos pelos quais o Estado se orienta no processo de atividade organizacional e gerencial, os métodos de interação do Estado com a sociedade, as corporações sociais locais e os cidadãos/sujeitos individuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roman A. Romashov, Murmansk Arctic State University, Murmansk – Russia

Doctor of Science, Law (habilitation doctorate).

Dmitry A. Lipinsky, Togliatti State University, Togliatti – Russia

Doctor of Science, Law (habilitation doctorate).

Aleksandra A. Musatkina, Togliatti State University, Togliatti – Russia

Candidate of Science, Law (research doctorate).

Alexsey A. Stankin, Togliatti State University, Togliatti – Russia

Candidate of Science, Law (research doctorate).

Olga E. Surkova, Samara State Economic University, Samara – Russia

PhD in law.

Referências

ANDERSON, T. Getting the mix right again: An updated and theoretical rationale for interaction. International Review of Research in Open and Distance Learning, v. 4. n. 2, p. 1–14, 2003.

BAKSHTANOVSKY, V. I.; SOGOMONOV, YU. V. "Spirit of the University": design-oriented institutionalization in the ethical code of a scientific and educational corporation. Vedomosti, no, 33. p. 41-154, 2008.

DINAN, D. Ever Closer Union: An Introduction to European Integration. Great Britain: Macmillan Press Ltd., 1999.

GROMOVA, E. M.; BERKUTOVA, D. I.; GORSHKOVA, T. A. Influence of information culture on the design of career strategy. Professional education in Russia and abroad, v. 2, n.34, p. 7-17, 2019.

HILTZ, S. R. The virtual classroom: Learning without limits via computer networks. Norwood, NJ: Ablex Publishing Corporation, 1995.

KOCHERGIN, D. G.; ZHERNOV, E. E. Experience of digitalization of higher education in the USA. Professional education in Russia and abroad, v. 2, n. 34, p. 17-27, 2019.

LEVADA CENTER. Levada Center: 53% of young Russians want to emigrate. This is the highest rate since 2009. Disponível em: https://novayagazeta.ru/news/2019/11/26/157202-levada-tsentr-53-molodyh-rossiyan-hotyat-emigrirovat-eto-samyy-vysokiy-pokazatel-s-2009-goda. Acesso em: 25 abr. 2021.

RADFORD, A. W. Learning at a Distance: Undergraduate Enrollment in Distance Education Courses and Degree Programs. 2011. Disponível em: https://nces.ed.gov/pubs2012/2012154.pdf. Acesso em: 25 abr. 2021.

ROMASHOV, R. A.; SALNIKOV, V. P. Politogenez: The temple - Πόλις - Gosudarstvo - State. St. Petersburg: Aleteia, 2020, p. 14.

ROSAMOND, B. Theories of European Integration. Great Britain: Palgrave Publishers Ltd., 2000.

STEPHANOU, C. A. The Legal Nature of the European Union. Legal Aspects of Integration in the European Union. London: Kluwer Law International, 1997, p. 171–185.

SUSHKOVA, YU. N. European studies: current state, problems and prospects. Integration of education, n. 4, p. 26-36, 2014.

TOFFLER, A. The Third Wave. London, Pan Books Ltd, 1981.

Publicado

30/12/2021

Como Citar

ROMASHOV, R. A.; LIPINSKY, D. A.; MUSATKINA, A. A.; STANKIN, A. A.; SURKOVA, O. E. Gênese do sistema de educação no contexto da teoria da onda de E. Toffler. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. esp. 5, p. 2994–3006, 2021. DOI: 10.22633/rpge.v25iesp.5.15992. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/15992. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.