Gestão e avaliação escolar
Os desafios do gestor escolar na atualidade
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v26i00.17228Palavras-chave:
Gestão, Avaliação, Liderança, EscolaResumo
O objetivo do estudo é apresentar os principais desafios que os gestores escolares encontram na sua trajetória profissional. As pesquisas sobre o tema da Gestão e Avaliação institucional aumentaram e se concentraram na análise do líder como pessoa e em funções e tarefas de liderança. A justificativa e relevância para este estudo estão na ação de influenciar que a gestão escolar tem tido historicamente relacionada com o papel e as funções de sua equipe na unidade educacional que atua. Quais são as estruturas e estratégias de capacitação e qualificação de gestores, para que eles possam superar os constantes desafios no âmbito da gestão utilizando a avaliação institucional como ferramenta de melhor eficácia na gestão escolar? O artigo é uma revisão sistemática. Este estudo procurou demonstrar que a liderança exercida pelos gestores é fundamental e pode ter um impacto positivo nos resultados de aprendizagem de educandos, tendo em vista os desafios encontrados na gestão.
Downloads
Referências
AFONSO, A. J. Avaliação Educacional: Regulação e Emancipação. São Paulo: Cortez, 2002.
BARRETTOO, E. S. S.; NOVAES, G. T. F. Avaliação institucional na educação básica: Retrospectiva e questionamentos. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 27, n. 65, p. 314-345, maio/ago. 2016. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/article/view/3839. Acesso em: 8 ago. 2021.
BIZOL, K. M. F.; LUZ, A. O papel do gestor na unidade escolar: Desafios e possibilidades. 2018. Trabalho de Curso (Especialista em Educação) – Instituto Federal Catarinense, Abelardo Luz, Santa Catarina, 2018. Disponível em: http://abelardoluz.ifc.edu.br/wp-content/uploads/2019/02/TC-Katia.pdf. Acesso em: 21 set. 2021.
BOLÍVAR, A. et al. Liderança nas instituições educativas. Uma revisão de linhas de investigação. Revista Fuentes, v. 14, p. 15-60. 2013. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/261799041_Liderazgo_en_las_instituciones_educativas_Una_revision_de_lineas_de_investigacion. Acesso em: 12 out. 2021.
BORDIGNON, G.; GRACINDO, R. V. Gestão da educação: o município e a escola. In: FERREIRA, N. S. C.; AGUIAR, M. Â. S. (org.). Gestão da educação: Impasses, perspectivas e compromissos. São Paulo: Cortez, 2000.
GRAY, D. E. Pesquisa no Mundo Real. Porto Alegre: Penso. 2012.
GUBA, E. G.; LINCOLN, Y. S. Avaliação de quarta geração. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2011.
GUBA, E. G.; LINCOLN, Y. S. Fourth generation evaluation. Newbury Park, Calif: Sage Publications, 1989.
LIBÂNEO, J. C.; OLIVEIRA, J. F.; TOSCHI, M. S. Educação escolar: Políticas, estrutura e organização. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2012. (Coleção Docência em Formação)
MENEZES-FILHO, N. et al. A Qualidade da Educação no Brasil. Washington, DC: Banco Interamericano de Desenvolvimento, 2011.
OCDE. Liderança para o Aprendizagem do Século XXI, Pesquisa Educacional e Inovação. Washington DC: OECD Publishing, 2013.
PONT, B.; NUSCHE, D.; MOORMAN, H. Melhorando a Liderança Escolar. Paris: OCDE, 2008.
ROBINSON, V.; HOHEPA, M.; LLOYD, C. Liderança Escolar e Resultados de Estudantes: Identificando o que funciona e por quê. Wellington: Ministério da Educação. 2011.
SOUSA, C. P. Dimensões da avaliação educacional. Estudos em Avaliação Educacional, n. 22, p. 101-118, jul./dez. 2000. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2218. Acesso em: 14 set. 2021.
VIANNA, H. M. Avaliações em Debate: SAEB, ENEM, Provão. Brasília, DF: Plano, 2003.
WELCH, A. Pisa Performance e Australian Education: Mitos e Realidades. Revista Española de Educação Comparada, v. 18, p. 89-124, 2011. Disponível em: https://redined.educacion.gob.es/xmlui/handle/11162/161905. Acesso em: 23 jul. 2021.
ZANDERIGO, T.; DOWD, E.; TURNER, S. Entregando transparência escolar na Austrália: Relatórios nacionais através da minha escola, artistas fortes e reformadores bem-sucedidos na educação. OECD Publishing, 2012. DOI: http://dx.doi.org/10.1787/9789264175884-en
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista on line de Política e Gestão Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista on line de Política e Gestão Educacional. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial Científica.