Objetivos dos estudos sobre egressos na gestão universitária

um estudo a partir da bibliografia produzida no Colóquio Internacional de Gestão Universitária (CIGU)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v29i00.19887

Palavras-chave:

Egressos, Estudos acadêmicos, Objetivos, Gestão universitária

Resumo

A presente investigação teve o intuito de analisar os objetivos dos estudos sobre egressos no âmbito da gestão universitária. Para isso, realizou-se uma pesquisa básica, descritiva, de abordagem mista, utilizando-se da técnica bibliográfica e da estatística descritiva. Foram coletados dados provenientes dos anais do evento Colóquio Internacional de Gestão Universitária (CIGU), entre os anos de 2014 e 2023, período de ampliação do evento para o nível mundial. Desse processo resultaram 48 artigos, que compuseram o corpus deste trabalho e foram analisados conforme as categorias de objetivos dos estudos acadêmicos propostas por Larocca, Rosso e Souza (2005). Como conclusões, destaca-se uma quase totalidade dos trabalhos de natureza aplicada (96%), com equilíbrio em relação à abordagem qualitativa e quantitativa. No que tange à classificação dos objetivos, mais da metade dos trabalhos analisados apresentaram objetivos avaliativos (52,1%); seguidos pelos trabalhos com objetivos descritivos (33,3%), compreensivos (10,4%) e propositivos (4,2%).

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Biografia do Autor

Thiago Luiz de Oliveira Cabral, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina. Bacharel e Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina. É Servidor técnico-administrativo da UFSC, desempenhando suas funções no Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária (INPEAU/UFSC). Tem interesse nas áreas de Gestão universitária; Gestão da evasão, permanência e egressos; e Internacionalização da Educação Superior.

Fernanda Cristina da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Fernanda Cristina da Silva é Matemática de formação, mestra e doutora em Administração pelo PPGAdm da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, com dissertação e tese desenvolvidas na linha de Gestão Universitária sobre temas relacionados à evasão e permanência estudantil. Desenvolve atividades como Pesquisadora Sênior no Centro de Excelência em Inteligência Artificial - CEIA, da Universidade Federal de Goiás. Atua como Coordenadora Executiva na Plataforma Sissa (Sistema Integrado de Suporte ao Sucesso Acadêmico), projeto de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Ministério da Educação para a redução da evasão estudantil em Universidades e Institutos Federais brasileiros. Com a equipe de trabalho da Plataforma Sissa, recebeu em 2022 o Prêmio Nacional de Inovação na Gestão Universitária. É professora do Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária - PPGAU da UFSC, integra a Comissão de Evasão da mesma Universidade e é pesquisadora do Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária - INPEAU/UFSC. É palestrante em eventos nacionais e internacionais sobre o tema evasão estudantil. Desenvolve atividades de pesquisa, formação e consultoria em gestão educacional, com enfoque em evasão, permanência, egressos e educação a distância e híbrida, com trabalhos desenvolvidos para a XP Educação (do grupo XP Investimentos), ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing e Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, entre outros. Atua desde 2011 com educação digital em projetos de educação formal e corporativa, com experiência no desenvolvimento e operação de soluções educacionais, coordenação de equipes e atuação executiva como Gerente de Operações Educacionais, com destaque para a atuação em projetos do Banco Mundial; Friedrich Naumann Foundation; Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - Senar; Senar/GO; Sebrae/SC; Embratur; Sebrae Nacional; Sebrae/SP; Unifeob; Faculdade CNA; TIVIT; Banco Santander; Universia; BB Mapfre; Yanbal de Colombia S.A.S.; entre outros.cadêmico).

Enio Snoeijer, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Mestre em Administração Universitária pelo Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária (PPGAU) da UFSC (2020). Graduado em Secretariado Executivo na UFSC (2019) com o recebimento do Mérito Estudantil pelo melhor índice de aproveitamento de curso. Especialista em Administração, Gestão Pública e Políticas Sociais na UNIESC (2014). Graduado em Ciências Biológicas da UFSC (2002). Ocupa o cargo de assistente em administração na UFSC desde 2012. É membro do Grupo Pesquisa e Prática em Gestão e Secretariado (PPGSec) desde 2016 e no Grupo de Pesquisa Gestão da Internacionalização das Instituições de Ensino Superior (GIIES) desde 2020, ambos na UFSC. Atuou como Vice-Tesoureiro da Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado (ABPSEC) na gestão 2019/2021. Atuou como Gestor Editorial da revista Connection Scientific Journal (CSJ) de 2020 a 2022. É pesquisador do Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária (INPEAU) da UFSC desde agosto de 2022.

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Publicado

15/05/2025

Como Citar

CABRAL, T. L. de O.; SILVA, F. C. da; SNOEIJER, E. Objetivos dos estudos sobre egressos na gestão universitária: um estudo a partir da bibliografia produzida no Colóquio Internacional de Gestão Universitária (CIGU). Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 29, n. 00, p. e025011, 2025. DOI: 10.22633/rpge.v29i00.19887. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/19887. Acesso em: 17 jun. 2025.