Objectives of studies on alumni in university management

a study based on the bibliography produced at the International Colloquium on University Management (CIGU)

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v29i00.19887

Keywords:

Alumni, Academic studies, Objectives, University management

Abstract

This research aimed to analyze the objectives of studies on alumni in the context of university management. A basic, descriptive research with a mixed approach was conducted, using bibliographic techniques and descriptive statistics. Data were collected from the proceedings of the International Colloquium on University Management (CIGU) between 2014 and 2023, covering the period during which the event expanded to a global level. This process resulted in 48 articles, which formed the corpus of this study and were analyzed according to the categories of objectives of academic studies proposed by Larocca, Rosso, and Souza (2005). The main findings show that almost all of the works are of an applied nature (96%), with a balance between qualitative and quantitative approaches. In terms of objective classification, more than half of the analyzed works had evaluative objectives (52.1%), followed by descriptive (33.3%), comprehensive (10.4%), and propositional (4.2%) objectives.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Thiago Luiz de Oliveira Cabral, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina. Bacharel e Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina. É Servidor técnico-administrativo da UFSC, desempenhando suas funções no Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária (INPEAU/UFSC). Tem interesse nas áreas de Gestão universitária; Gestão da evasão, permanência e egressos; e Internacionalização da Educação Superior.

Fernanda Cristina da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Fernanda Cristina da Silva é Matemática de formação, mestra e doutora em Administração pelo PPGAdm da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, com dissertação e tese desenvolvidas na linha de Gestão Universitária sobre temas relacionados à evasão e permanência estudantil. Desenvolve atividades como Pesquisadora Sênior no Centro de Excelência em Inteligência Artificial - CEIA, da Universidade Federal de Goiás. Atua como Coordenadora Executiva na Plataforma Sissa (Sistema Integrado de Suporte ao Sucesso Acadêmico), projeto de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Ministério da Educação para a redução da evasão estudantil em Universidades e Institutos Federais brasileiros. Com a equipe de trabalho da Plataforma Sissa, recebeu em 2022 o Prêmio Nacional de Inovação na Gestão Universitária. É professora do Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária - PPGAU da UFSC, integra a Comissão de Evasão da mesma Universidade e é pesquisadora do Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária - INPEAU/UFSC. É palestrante em eventos nacionais e internacionais sobre o tema evasão estudantil. Desenvolve atividades de pesquisa, formação e consultoria em gestão educacional, com enfoque em evasão, permanência, egressos e educação a distância e híbrida, com trabalhos desenvolvidos para a XP Educação (do grupo XP Investimentos), ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing e Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, entre outros. Atua desde 2011 com educação digital em projetos de educação formal e corporativa, com experiência no desenvolvimento e operação de soluções educacionais, coordenação de equipes e atuação executiva como Gerente de Operações Educacionais, com destaque para a atuação em projetos do Banco Mundial; Friedrich Naumann Foundation; Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - Senar; Senar/GO; Sebrae/SC; Embratur; Sebrae Nacional; Sebrae/SP; Unifeob; Faculdade CNA; TIVIT; Banco Santander; Universia; BB Mapfre; Yanbal de Colombia S.A.S.; entre outros.cadêmico).

Enio Snoeijer, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Mestre em Administração Universitária pelo Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária (PPGAU) da UFSC (2020). Graduado em Secretariado Executivo na UFSC (2019) com o recebimento do Mérito Estudantil pelo melhor índice de aproveitamento de curso. Especialista em Administração, Gestão Pública e Políticas Sociais na UNIESC (2014). Graduado em Ciências Biológicas da UFSC (2002). Ocupa o cargo de assistente em administração na UFSC desde 2012. É membro do Grupo Pesquisa e Prática em Gestão e Secretariado (PPGSec) desde 2016 e no Grupo de Pesquisa Gestão da Internacionalização das Instituições de Ensino Superior (GIIES) desde 2020, ambos na UFSC. Atuou como Vice-Tesoureiro da Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado (ABPSEC) na gestão 2019/2021. Atuou como Gestor Editorial da revista Connection Scientific Journal (CSJ) de 2020 a 2022. É pesquisador do Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária (INPEAU) da UFSC desde agosto de 2022.

References

Brasil. (2004). Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras providências. Ministério da Educação. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/l10.861.htm

Brennan, J., Williams, R., & Woodley, A. (2005). Alumni studies in the United Kingdom. New Directions for Institutional Research, 2005(126), 83–94. https://doi.org/10.1002/ir.150

Cabral, T. L. O. (2021). Gestão de egressos da pós-graduação stricto sensu: Concepção de um modelo para programas de administração [Tese de Doutorado em Administração]. Universidade Federal de Santa Catarina. https://bu.ufsc.br/teses/PCAD1175-T.pdf

Cabral, T. L. O., Silva, F. C., Pacheco, A. S. V., & Melo, P. A. (2022). Alumni management: Guidelines for a postgraduate program. Revista Alcance, 29(2), 156–172. https://doi.org/10.14210/alcance.v29n2(Mai/Ago).p156-172

Capes. (2023). Sobre a Capes. Gov.br. https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/perguntas-frequentes

Creswell, J. W. (2010). Projeto de pesquisa: Método qualitativo, quantitativo e misto. Artmed.

Demétrio, D. W. (2021). Financiamento de universidades federais: Alternativas a partir da captação de recursos com egressos [Dissertação de Mestrado em Administração]. Universidade Federal de Santa Catarina. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/220536

Espartel, L. B. (2009). O uso da opinião dos egressos como ferramenta de avaliação de cursos: O caso de uma instituição de ensino superior catarinense. Revista Alcance, 16(1), 102–114. https://periodicos.univali.br/index.php/ra/article/view/1050

Larocca, P., Rosso, A. J., & Souza, A. P. de. (2005). A formulação dos objetivos de pesquisa na pós-graduação em educação: Uma discussão necessária. Revista Brasileira de Pós-Graduação, 2(3), 118–133. https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/62/59

Marconi, M. A., & Lakatos, E. M. (2008). Metodologia científica. Atlas.

Mora, J.-G., & Vidal, J. (2005). The emerging uses of alumni research in Spain. New Directions for Institutional Research, 2005(126), 73–82. https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/ir.149

Nishimura, A. T. (2015). Avaliação de programas de doutorado em administração sob a perspectiva dos egressos (Tese de Doutorado). Universidade de São Paulo. https://teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-10082015-111824/pt-br.php

Oliveira, S. R. (2021). Estudos sobre acompanhamento de egressos em instituições de ensino superior. Revista de Casos e Consultoria, 12(1), e26052. https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/26052

Prodanov, C. C., & Freitas, E. C. (2013). Metodologia do trabalho científico: Métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Feevale. https://www.feevale.br/institucional/editora-feevale/metodologia-do-trabalho-cientifico---2-edicao

Santos, T. S., Trigueiro, F. M. C., Pereira, R. S., & Romeiro, M. C. (2017). Contribuição de cursos stricto sensu em administração na trajetória profissional e social dos egressos: Análise em uma universidade brasileira. Revista Espacios, 38(15), 1–14. https://www.revistaespacios.com/a17v38n15/a17v38n15p17.pdf

Severino, Antônio Joaquim. (2013). Metodologia do trabalho científico. Cortez.

Simon, L. W. (2017). A gestão de egressos como fonte de informações estratégicas para a UFFS. [Dissertação de Mestrado], Universidade Federal de Santa Catarina.

Published

15/05/2025

How to Cite

Cabral, T. L. de O., Silva, F. C. da, & Snoeijer, E. (2025). Objectives of studies on alumni in university management: a study based on the bibliography produced at the International Colloquium on University Management (CIGU). Revista on Line De Política E Gestão Educacional, 29(00), e025011. https://doi.org/10.22633/rpge.v29i00.19887