O tempo e a gestão na educação: elementos de uma análise a partir da teoria crítica
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v20.n3.9758Palavras-chave:
Teoria crítica e educação. Temporalidade e teoria crítica. Gestão escolar e temporalidade.Resumo
Apesar da existência de um vasto campo de estudos sobre a gestão na educação a dimensão temporal praticamente não tem sido discutida, embora seja uma característica pervasiva de qualquer processo pedagógico e uma força organizativa fundamental para a reprodução da sociedade. O objetivo deste artigo é utilizar conceitos elaborados por autores que têm discutido a temporalidade para apontar alguns problemas ainda pouco analisados pelas pesquisas educacionais sob uma perspectiva temporal. A existência de processos de sincronização e dessincronização no cotidiano escolar geram dúvidas e dificuldades que demandam ações de gestão. A análise temporal apresenta desafios tanto ao gestor, que precisa produzir processos de desaceleração significativos, quanto ao educador, que opera no tempo lento e ritualizado das aprendizagens significativas.
Downloads
Referências
ADORNO, T. W. Educação e Emancipação. São Paulo: Ed. Ática, 2000.
ADORNO, T. W. Teoria da Semiformação. In: PUCCI, B et al. (orgs) Teoria Crítica e Inconformismo. Campinas: Autores Associados, 2010
CRARY, J. 24/7. Capitalismo Tardio e os Fins do Sono. São Paulo: Cosac Naify, 2014.
JAMESON, F. Pós-modernidade: a lógica cultural do capitalismo tardio. São Paulo: Ed. Ática, 1997.
PARO, V. H. Gestão Escolar, Democracia e Qualidade do Ensino. São Paulo: Ed. Ática, 2007.
POSTONE, M. Tempo, Trabalho e Dominação Social: uma reinterpretação da teoria crítica de Marx. São Paulo: Boitempo, 2014.
ROSA, H. Accélération: une critique sociale tu temps. Paris: La Découverte, 2005.
ROSA, H. Aliénation et Accélération: vers une théorie critique de la modernité tardive. Paris: La Découverte, 2012.
TÜRCKE, C. Sociedade Excitada: filosofia da sensação. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2010.
TÜRCKE, C. Hiperativos: abaixo a cultura do déficit de atenção. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.
ZUIN, V. G; ZUIN, A. A. S. Memória, Internet e Aprendizagem Turbo. Currículo sem Fronteiras, v. 11, n.2, pp 221-239, jul/dez 2011.