O papel do educador na sociedade pós-moderna

Autores

  • Aureliana Silva Tavares Mestranda do Centro de Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraiba
  • Ana Maria Barreiro Universidade Federal da Paraíba - UFPB

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n.esp2.2017.10162

Palavras-chave:

Educador. Educando. Educação emancipatória.

Resumo

O presente texto trata da compreensão de que na interação homem-mundo é possível construir uma outra realidade social e, portanto, uma outra sociedade, mais justa e igualitária. Considerando o papel do educador na sociedade pós-moderna, é refletido sobre a necessidade de se desenvolver um trabalho docente que seja propulsor de uma educação emancipatória, na qual a problematização esteja presente como um modo de levar os(as) educandos(as) à tomarem consciência de que são seres históricos em permanente construção, assim como também, a realidade socioeconômica e cultural que os(as) cercam, é um produto histórico. Desse modo, os(as) educadores(as) necessitam ter claro que o ato de ensinar não é um ato neutro, ele também pode contribuir para a conservação ou inovação da sociedade que temos. Nesse sentido, faz-se necessário o compromisso não só dos(as) educadores(as), mas de todos(as) os(as) envolvidos(as) no processo de ensino-aprendizagem, como também da elaboração e execução de políticas públicas para a educação brasileira, que de fato primem por uma educação emancipatória, rompendo com qualquer ranço de educação excludente, voltada para o mercado capitalista.

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Biografia do Autor

Aureliana Silva Tavares, Mestranda do Centro de Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraiba

Mestranda do Centro de Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraiba

Ana Maria Barreiro, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) do Centro de Educação (CE) da Especialista em Educação Infantil pela UFPB. Membro do Grupo de Pesquisa sobre Formação Docente

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Publicado

01/11/2017

Como Citar

TAVARES, A. S.; BARREIRO, A. M. O papel do educador na sociedade pós-moderna. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 1228–1238, 2017. DOI: 10.22633/rpge.v21.n.esp2.2017.10162. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/10162. Acesso em: 29 mar. 2024.

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