Formação inicial de professores da educação do campo: a experiência do PRONERA/UERN em narrativas (auto) biográficas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v22i3.11789

Palavras-chave:

Formação inicial de professores, Educação do campo, PRONERA.

Resumo

O artigo em tela apresenta reflexões construídas em um estudo dissertativo sobre a formação inicial de professores da Educação do Campo com fundamento na experiência do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA, da Universidade do estado do Rio Grande do Norte – UERN. Em parâmetros metodológicos, utilizamos da abordagem qualitativa de pesquisa e de entrevistas de histórias de vida com três formandos do Curso de Pedagogia, do Projeto de Formação Inicial Docente Pedagogia da Terra. Pensamos que na experiência da UERN, o PRONERA conseguiu efetuar um dos principais desafios relativos à formação de professores da Educação do Campo no País, qual seja: desenvolver processos formativos relacionando a formação universitária de docentes da Educação Básica com os conhecimentos, a história e a memória, as experiências de vida e as práticas culturais dos povos do campo.

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Biografia do Autor

Ana Lúcia Oliveira Aguiar, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Professora Adjunta do Departamento de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Realizou Estágio Pós-Doutoral pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará - UFC. Doutora em Sociologia. Diretora da Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas da UERN.

Emerson Augusto de Medeiros, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA

Professor (efetivo) Assistente da Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA. Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará. Mestre em Educação. Membro dos Grupos de Estudo e Pesquisa em Formação Docente da Universidade Federal do Ceará e Educação, Discursos e Sociedade - UFERSA.

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Publicado

01/12/2018

Como Citar

AGUIAR, A. L. O.; MEDEIROS, E. A. de. Formação inicial de professores da educação do campo: a experiência do PRONERA/UERN em narrativas (auto) biográficas. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 22, n. 3, p. 1124–1139, 2018. DOI: 10.22633/rpge.v22i3.11789. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/11789. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos