Educopédia uma ferramenta para ensinar geografia

Autores

  • Renata Bernardo Andrade
  • Ana Claudia Sacramento

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n.esp1.out.2017.10450

Palavras-chave:

Educopédia. Ensino de geografia. TICs.

Resumo

A presente proposta de trabalho teve como objetivo analisar como a plataforma Educopédia, referente à disciplina Geografia, criada em 2010 pela Secretaria Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro, pode contribuir para efetivar uma educação geográfica dos estudantes do ensino fundamental. A plataforma é online, contém aulas digitais em que estudantes e professores podem acessar atividades autoexplicativas de qualquer lugar e a qualquer hora. O uso das novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) apresenta crescimento e pode ajudar o estudante a desenvolver sua capacidade cognitiva para pensar os conceitos, os conteúdos e fenômenos geográficos. Como metodologia qualitativa de pesquisa foi utilizada a análise de conteúdo, na qual foi desenvolvida a análise da página e dos conteúdos de geografia de forma geral descritos. Como resultados das análises preliminares, pode-se constatar a importância do uso da plataforma, a partir do momento que o professor desenvolva outras práticas e atividades de aprendizagem durante as aulas de Geografia.

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Publicado

04/10/2017

Como Citar

ANDRADE, R. B.; SACRAMENTO, A. C. Educopédia uma ferramenta para ensinar geografia. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 720–740, 2017. DOI: 10.22633/rpge.v21.n.esp1.out.2017.10450. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/10450. Acesso em: 28 mar. 2024.