O pet-educação no contexto da formação acadêmica: as licenciaturas em evidência

Autores

  • Mardem Michael Ferreira da Silva Universidade Federal de Viçosa
  • João Paulo de Souza Universidade Federal de Viçosa
  • Luciano Bernardes Leite Universidade Federal de Viçosa
  • Bárbara Alves de Morais Universidade Federal de Viçosa
  • Camila Lopes Almeida Universidade Federal de Viçosa
  • Larissa Gabrielle Ferreira da Silva Universidade Federal de Viçosa
  • Sarah Vieira Miranda Universidade Federal de Viçosa
  • Mayra Cristina da Silva Costa Universidade Federal de Viçosa
  • Vívian Helene Diniz Araújo Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n3.2017.10593

Palavras-chave:

Formação acadêmica. Formação extracurricular. Formação de professores.

Resumo

A formação extracurricular durante a graduação é um fator de extrema importância para a ampliação das vivências do estudante durante a sua vida acadêmica. Alguns programas existentes na universidade, como o Programa de Educação Tutorial –PET, por exemplo, possibiltam ao aluno experiências com essa formação, que vai além do que é abordado nas disciplinas dos cursos. Seguindo a prerrogativa PET em nível nacional, o PET-EDUCAÇÃO da Universidade Federal de Viçosa (UFV), campus Florestal, trabalha visando abranger os cursos de graduação do campus a que pertence, mas tendo como foco principal as licenciaturas. Nesse sentido, esse estudo objetivou a obtenção de informações sobre qual a contribuição do grupo PET-EDUCAÇÃO para a formação acadêmica dos alunos do campus Florestal/UFV, em suas percepções. Por meio da aplicação de questionário semiestruturados, ficou evidente que o PET-EDUCAÇÃO é conhecido pelos graduandos do campus em questão, mas que nem todos estes participam de suas atividades, principalmente devido à falta de tempo. O programa exerce uma notável contribuição para a formação dos graduandos, em especial dos estudantes das licenciaturas.

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Biografia do Autor

Mardem Michael Ferreira da Silva, Universidade Federal de Viçosa

Licenciando em Ciências Biológicas - UFV

Bolsista PET-Educação

João Paulo de Souza, Universidade Federal de Viçosa

Doutor em Ecologia e Recursos Naturais pela UFSCAR

Tutor do PET/EDUCAÇÃO UFV Florestal.

Docente do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde da UFV florestal.

Luciano Bernardes Leite, Universidade Federal de Viçosa

Licenciando em Educação Física - UFV

Bolsista PIBIC

Bárbara Alves de Morais, Universidade Federal de Viçosa

Licenciando em Ciências Biológicas - UFV

Bolsista PET/EDUCAÇÃO

Camila Lopes Almeida, Universidade Federal de Viçosa

Licenciando em Ciências Biológicas - UFV

Bolsista PET/EDUCAÇÃO

Larissa Gabrielle Ferreira da Silva, Universidade Federal de Viçosa

Licenciando em Ciências Biológicas - UFV

Bolsista PIBIC

Sarah Vieira Miranda, Universidade Federal de Viçosa

Licenciando em Ciências Biológicas - UFV

Bolsista PET/EDUCAÇÃO

Mayra Cristina da Silva Costa, Universidade Federal de Viçosa

Bióloga, licenciada pela UFV

Vívian Helene Diniz Araújo, Universidade Federal de Viçosa

Química, licenciada pela UFV

Referências

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Publicado

01/09/2017

Como Citar

FERREIRA DA SILVA, M. M.; DE SOUZA, J. P.; LEITE, L. B.; DE MORAIS, B. A.; ALMEIDA, C. L.; FERREIRA DA SILVA, L. G.; MIRANDA, S. V.; COSTA, M. C. da S.; ARAÚJO, V. H. D. O pet-educação no contexto da formação acadêmica: as licenciaturas em evidência. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 1499–1516, 2017. DOI: 10.22633/rpge.v21.n3.2017.10593. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/10593. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos