Por um conselho escolar efetivamente democrático: uma proposta concreta

Autores

  • Márden Pádua Ribeiro PUCMG FACISABH
  • Talita Renata Belintani Oliveira FACISABH

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v22.n2.maio/ago.2018.10864

Palavras-chave:

Conselho escolar, Participação, Gestão democrática, Cidadania, Proposta

Resumo

O presente artigo trata-se de uma reflexão teórica amparada em pesquisa bibliográfica interpretativa nos moldes de Gil (2002). O objetivo é formular uma proposta concreta de estruturação e materialização de um Conselho Escolar efetivamente democrático, no âmbito da gestão escolar pública democrática. Para a formulação de tal proposta, se ampara em normativas oficiais que respaldam a obrigatoriedade da gestão democrática e do Conselho Escolar na escola pública brasileira e trabalha na perspectiva da defesa da importância da participação da comunidade escolar nos processos decisórios da gestão escolar. Concebe ainda o Conselho como uma instância colegiada representativa que potencializa a cidadania no âmbito da gestão democrática. O artigo se utiliza especialmente dos seguintes referenciais: Paro (2004); Luck (2009); Cury (2007); Dourado (2007) e Libâneo (2001).

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Biografia do Autor

Márden Pádua Ribeiro, PUCMG FACISABH

Doutorando em Educação - PUCMG
Mestre em Educação - PUCMG
Professor do curso de Pedagogia - FACISABH

Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas de Formação Docente - GEPFOR - (FACISABH)

Talita Renata Belintani Oliveira, FACISABH

Pedagoga - Especialista em Psicopedagogia e Coordenação/Supervisão Escolar - FACISABH

Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas de Formação Docente - GEPFOR - (FACISABH)

Referências

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Publicado

02/05/2018

Como Citar

RIBEIRO, M. P.; OLIVEIRA, T. R. B. Por um conselho escolar efetivamente democrático: uma proposta concreta. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 588–607, 2018. DOI: 10.22633/rpge.v22.n2.maio/ago.2018.10864. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/10864. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

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