Deserción en el curso de pedagogía a distancia: una mirada de los tutores

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v22.n2.maio/ago.2018.11229

Palabras clave:

Educación superior, Acceso, Permanencia, Deserción

Resumen

Este trabajo tiene como objeto de estudio la deserción en la educación superior, una problemática que transcurre de múltiples causas relacionadas tanto a factores internos como externos a las instituciones de enseñanza.  Además de las dificultades de acceso por parte de los jóvenes, se observa en datos del INEP (2016) una diferencia acentuada en la relación entre ingresantes y concluyentes, demostrando significativa deserción. Esta investigación tiene como principal referencial teórico metodológico las escrituras de Bordieu (2000; 2003; 2010, 2014); Bourdieu; Passeron (2016) y, el análisis se realizó de acuerdo con los datos de los estudiantes, a partir de las justificativas dadas para la interrupción de estudios de un curso de pedagogía a distancia.  Además, se analizaron los datos de los profesores/tutores del curso mediante la aplicación de un cuestionario.  El análisis tomó como criterio factores relacionados con las condiciones económicas, con el curso y con el perfil de los alumnos. La investigación evidencia los motivos de la deserción y su relación con diferentes valores, señalando, principalmente, las dificultades de aprendizaje.

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Biografía del autor/a

Gisele do Rocio Cordeiro, Centro Universitário Internacional UNINTER

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras - FACEL (2008), Educaçao Artistica pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2000), e Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2004). Doutoranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2016). Foi professora da disciplina de Metodologia do ensino de artes na Universidade Positivo - UP (2009) e Coordenadora do curso de Pós-Graduação na modalidade a Distância em Metodologia do Ensino das Artes - FACINTER (2009). Foi Coordenadora do setor de TCCs e Estágios da Graduação e Pós-Graduação da área Educacional dos Cursos a Distância do Centro Universitário Uninter. Também foi professora no Curso de Pedagogia da Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras - FACEL (2011). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Artes como professora da Educação Básica. Atua principalmente nos seguintes temas: prática pedagógica, metodologias inovadoras, metodologia de aprendizagem por projetos, metodologia do ensino de artes, metodologia científica e educação a distância. Atualmente é professora e Coordenadora do Curso de Licenciatura em Pedagogia nas modalidades Presencial e EAD do Centro Universitário Internacional - UNINTER. Membro do Conselho Municipal de Educação da representando as Instituições de Ensino Superior de Curitiba.

Maria Lourdes Gisi, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Possui Graduação em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem de São José, Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná, Doutorado em Educação Brasileira pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Pós-Doutorado pela Universidade de Genebra. É membro do Conselho Editorial da Revista Diálogo Educacional, foi Bolsista Produtividade da Fundação Araucária/PR - 2015-2017. Foi professora do Curso de Enfermagem da UFPR. Atualmente é professora titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Avaliação de políticas educacionais, acesso à educação e formação de professores.

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Publicado

02/05/2018

Cómo citar

CORDEIRO, G. do R.; GISI, M. L. Deserción en el curso de pedagogía a distancia: una mirada de los tutores. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 627–645, 2018. DOI: 10.22633/rpge.v22.n2.maio/ago.2018.11229. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/11229. Acesso em: 30 dic. 2024.

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