Experiência universitária de estudantes não tradicionais

Estudo de fatores motivacionais, barreiras e apoios institucionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v28i00.19910

Palavras-chave:

Alunos não tradicionais, Ensino superior, Persistência Acadêmica

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar a experiência universitária de estudantes não tradicionais, examinando os fatores motivacionais que impulsionam sua carreira acadêmica, as barreiras que enfrentam durante seu processo educacional e suas percepções em relação aos apoios institucionais disponíveis. Com base em uma revisão sistemática de estudos anteriores, busca-se identificar padrões e tendências recorrentes nas trajetórias desses alunos, a fim de compreender com maior profundidade seus desafios e necessidades particulares. A análise se concentra em destacar os motivos que motivam esse grupo a ingressar e continuar no ensino superior, bem como explorar os obstáculos que podem limitar seu desempenho acadêmico e permanência no sistema universitário. Dentre esses obstáculos, são considerados aspectos econômicos, laborais, familiares e emocionais que afetam sua experiência educacional. Além disso, são examinadas as percepções desses alunos em relação à utilidade e acessibilidade dos recursos e apoios fornecidos pelas instituições de ensino para facilitar sua adaptação e progresso acadêmico. Os resultados da pesquisa fornecem informações valiosas para entender as circunstâncias particulares dos alunos não tradicionais, facilitando a identificação de intervenções e políticas institucionais mais eficazes. Desta forma, procura contribuir para o desenho de estratégias que promovam o sucesso académico, a retenção e a integração deste grupo no contexto universitário, atendendo às suas condições individuais e necessidades particulares. Nesse sentido, o estudo tem implicações práticas para as universidades, pois os resultados oferecem um guia para o desenvolvimento de programas de apoio que considerem a diversidade de experiências desses alunos. Ao compreender suas motivações, dificuldades e percepções, é possível implementar ações mais inclusivas e adaptadas à sua realidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Oscar Rojas, Universidad Miguel de Cervantes

Post Doctor en Finanzas, PhD en Economía y Finanzas, Doctorando en Educación, Máster en educación, MBA, Ingeniero Comercial, Licenciado en Ciencias de la Administración, Académico, Director de Postgrado, Investigación e Innovación.

Katihuska Mota, Universidad Miguel de Cervantes

Doctora en Ciencias de la Educación, Magister en Gerencia de Empresas mención Operaciones, Ingeniero de Petróleo, Académica, Dirección de Postgrado e Investigación.

Amely Vivas, Universidad Miguel de Cervantes

Post Doctor en Estudios Libres, Doctora en Ciencias de la Educación, Maestría en Planificación Educativa, Especialista en Evaluación Educacional, Licenciada en Educación Mención Matemática, Académica, Dirección de Postgrado, Investigación e Innovación.

Marlenis Martínez, Universidad Miguel de Cervantes

Postdoctorado en Gestión del Conocimiento (Universidad Pedagógica Experimental Libertador). Doctorado en Ciencias de la Educación (Universidad Fermín Toro). Magíster en Educación, Mención Gerencia Educacional (Universidad Pedagógica Experimental Libertador-Instituto Pedagógico de Barquisimeto). Licenciada en Educación Integral, Mención Castellano y Literatura y Ciencias Naturales (Universidad Experimental de los Llanos Occidentales “Ezequiel Zamora” (UNELLEZ). Académico.

Referências

BEAN, J.; METZNER, B. A conceptual model of nontraditional undergraduate student attrition. Review of Educational Research, v. 55, n. 4, p. 485-540, 1985. DOI: 10.3102/00346543055004485.

BELLARE, Y.; SMITH, A.; COCHRAN, K.; LOPEZ, S. Motivations and Barriers for Adult Learner Achievement: Recommendations for Institutions of Higher Education. Adult Learning, v. 34, n. 1, p. 30-39, 2023. DOI: 10.1177/10451595211059574.

BENGO, N. Managing Instructional Strategies in Classrooms With Adult Learners. The Journal of Continuing Higher Education, v. 68, p. 1-13, 2020. DOI: 10.1080/07377363.2020.1712578.

CHICKERING, A. W. Commuting versus resident students: Overcoming the educational inequities of living off campus (The Jossey-Bass series in higher education). San Francisco: Jossey-Bass Inc Publishers, 1974.

DAZA, L.; ALCAIDE, V. Construcció d’una tipologia d’estudiants a les universitats de l’Àrea Metropolitana de Barcelona. In: CONGRÉS CATALÀ/INTERNACIONAL DE SOCIOLOGIA, 6., 2013, Perpignan. Anais […]. [S. l.: s. n.], 2013.

DÍAZ POZO, J. Estudio cualitativo acerca de la experiencia de inserción a la educación superior: diálogos entre el modelo del estudiante no-tradicional y el Programa PACE. Repositório Acafémico de la Universidad de Chile, 2021. Disponível em: https://repositorio.uchile.cl/handle/2250/200426. Acesso em: 11 fev. 2024.

DOTTA, L.; DOTTA, C.; LEITE, C. Entering higher education after 30: what can be learned from biographical narratives of non-traditional students. Studia Paedagogica, v. 25, p. 115-134, 2021. DOI: 10.5817/SP2020-4-6.

GONZÁLEZ, J. Biografía, identidad y aprendizaje en estudiantes universitarios no tradicionales. Estudio de caso de una mujer trabajadora. Profesorado, revista de curriculum y formación del profesorado, v. 14, n. 3, 2010. Disponível em: https://www.ugr.es/~recfpro/rev143ART9.pdf. Acesso em: 11 fev. 2024.

GONZALO FONSECA, F. Permanencia y abandono de estudios en estudiantes universitarios: un análisis desde la teoría organizacional. Revista de la Educación Superior, v. 45, p. 25-39, 2016. ISSN 0185-2760. DOI: 10.1016/j.resu.2016.06.004.

MARÍN, T.; ARRIOJAS, D. Ubicación de revistas científicas en cuartiles según SJR: Predicción a partir de estadística multivariante. Anales de Documentación, v. 24, n. 1, p. 1-11, 2021. DOI: 10.6018/analesdoc.455951.

METZNER, B.; BEAN, J. The estimation of a conceptual model of nontraditional undergraduate student attrition. Research in Higher Education, v. 27, n. 1, p. 15-38, 1987. DOI: 10.1007/BF00992303.

PALMA-YÁÑEZ, I. Diseños usados en investigación sobre estudiantes no tradicionales de educación superior. Una revisión de la literatura. Formación universitaria, v. 17, n. 5, p. 77-90, 2024. No prelo.

SANCHEZ-GELABERT, A.; ELIAS, M. Los estudiantes no tradicionales y el abandono de los estudios. Universidad de Navarra. Repositorio Digital, revista de sociología, 2017. ISSN 1578-7001. Disponível em: https://hdl.handle.net/2445/119438. Acesso em: 11 fev. 2024.

SOLER, I. Los estudiantes universitarios. Perfiles y modalidades de vinculación con el estudio en la universidad española. Universitat de València, 2013.

SUAREZ, X.; CASTRO-MÉNDEZ, N. Perfiles de gratitud, necesidades psicológicas y su relación con la resiliencia en estudiantes no tradicionales. Estudios sobre Educación, v. 43, p. 115-134, 2022. DOI: 10.15581/004.43.006.

VUORI, J. Engaged or entitled? Study orientations among traditional and non-traditional business students. Teaching in Higher Education, v. 26, p. 1-16, 2019. DOI: 10.1080/13562517.2019.1646237.

Publicado

12/02/2024

Como Citar

ROJAS, O.; MOTA, K.; VIVAS, A.; MARTÍNEZ, M. Experiência universitária de estudantes não tradicionais: Estudo de fatores motivacionais, barreiras e apoios institucionais. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 28, n. 00, p. e023001, 2024. DOI: 10.22633/rpge.v28i00.19910. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/19910. Acesso em: 19 jan. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>