Desempenho acadêmico de uma perspectiva geográfica e de gênero em programas de distância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v24i3.14357

Palavras-chave:

Desempenho acadêmico, Pós-graduação, Gênero, Origem, Educação a distância.

Resumo

A pesquisa visa contrastar o desempenho acadêmico dos alunos pertencentes ao Mestrado em Educação Menção na Gestão da Qualidade em 2018, nas suas diferentes menções. A partir da dissecação das propostas feitas onde se aborda uma visão da região de origem e gênero. Método: A pesquisa é qualitativa com base no paradigma pós-positivista, com a participação de nove alunos: cinco mulheres e quatro homens, onde foram aplicadas entrevistas em profundidade a alunos que foram submetidos à análise de conteúdo. Resultados: A universidade não incorpora a perspectiva de gênero em seus processos educacionais e, por consequência, reproduz e legitima a socialização tradicional em sua visão de gênero, as mulheres apresentam lacunas positivas em relação aos homens, intensificando-se na região de Tarapacá, por Portanto, a participação das mulheres para os fins deste programa acadêmico é substancialmente maior do que a dos homens.

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Biografia do Autor

Amely Vivas, Universidad Miguel de Cervantes (UMC)

Pós-Doutorado em Estudos Livres, Doutorado em Ciências da Educação, Mestre em Planejamento Educacional, Especialista em Avaliação Educacional, Bacharel em Educação, Menção Matemática.

Carmen Bastidas, Universidad Miguel de Cervantes (UMC)

Doutorado em Ciências da Educação, Mestre em Orientação Educacional, Bacharel em Educação com menção em Química.

Andrés Farias, Universidad Miguel de Cervantes (UMC)

Doctorando en educación, Magister en Educación, Ingeniero Comercial, Licenciado en Ciencias de la Administración

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Publicado

16/10/2020 — Atualizado em 01/09/2020

Como Citar

VIVAS, A.; BASTIDAS, C.; FARIAS, A. Desempenho acadêmico de uma perspectiva geográfica e de gênero em programas de distância. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 3, p. 1200–1215, 2020. DOI: 10.22633/rpge.v24i3.14357. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/14357. Acesso em: 26 dez. 2024.

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