Desempenho acadêmico de uma perspectiva geográfica e de gênero em programas de distância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v24i3.14357

Palavras-chave:

Desempenho acadêmico, Pós-graduação, Gênero, Origem, Educação a distância.

Resumo

A pesquisa visa contrastar o desempenho acadêmico dos alunos pertencentes ao Mestrado em Educação Menção na Gestão da Qualidade em 2018, nas suas diferentes menções. A partir da dissecação das propostas feitas onde se aborda uma visão da região de origem e gênero. Método: A pesquisa é qualitativa com base no paradigma pós-positivista, com a participação de nove alunos: cinco mulheres e quatro homens, onde foram aplicadas entrevistas em profundidade a alunos que foram submetidos à análise de conteúdo. Resultados: A universidade não incorpora a perspectiva de gênero em seus processos educacionais e, por consequência, reproduz e legitima a socialização tradicional em sua visão de gênero, as mulheres apresentam lacunas positivas em relação aos homens, intensificando-se na região de Tarapacá, por Portanto, a participação das mulheres para os fins deste programa acadêmico é substancialmente maior do que a dos homens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amely Vivas, Universidad Miguel de Cervantes (UMC)

Pós-Doutorado em Estudos Livres, Doutorado em Ciências da Educação, Mestre em Planejamento Educacional, Especialista em Avaliação Educacional, Bacharel em Educação, Menção Matemática.

Carmen Bastidas, Universidad Miguel de Cervantes (UMC)

Doutorado em Ciências da Educação, Mestre em Orientação Educacional, Bacharel em Educação com menção em Química.

Andrés Farias, Universidad Miguel de Cervantes (UMC)

Doctorando en educación, Magister en Educación, Ingeniero Comercial, Licenciado en Ciencias de la Administración

Referências

CALVO, G. La importancia de la equidad de género en los logros de aprendizaje. Panel “Género y logros de aprendizaje”. Santiago: UNESCO, 5 abr. 2016. Disponible en: http://www.unesco.org/new/fileadmin/MULTIMEDIA/FIELD/Santiago/pdf/Gloria-Calvo-UNA-Colombia.pdf. Acceso: 10 jun. 2020.

CARRASCO, J.; CALDERO, J. El conocimiento científico en: aprendo a investigar en educación. Madrid, RIALP, 2012. p. 15-28.

CASTRO, G.; CASTILLO, M.; ESCANDÓN, D. Las Tecnologías de la Información y Comunicación como determinante en el rendimiento académico escolar, Colombia 2006-2009. In: VIEIRA, E. (Coord.). Investigaciones de economía de la educación. España: Asociación de Economía de la Educación, 2012. ISBN 978-84-695-6654-1. Disponible en: http://2012.economicsofeducation.com/user/pdfsesiones/011.pdf. 2011. Acceso: 10 jun. 2020.

CURIE, J. DUNCAN, T. Early test scores, school quality and SES: long run effects on wage and employment outcomes. Research in Labor Economics, Reino Unido, v. 20, p. 103-132, 2012.

DELORS, J. La educación encierra un tesoro. Informe a la UNESCO de la Comisión Internacional sobre la educación para el Siglo XXI. Madrid, España: Santillana/UNESCO. p. 91-103. Disponible: https://uom.uib.cat/digitalAssets/221/221918_9.pdf. Acceso: 10 jun. 2020.

DREWES, T.; MICHAEL, C. How do students choose a university?: an analysis of applications to universities in Ontario. Research in Higher Education, Canada, v. 47, n. 7, 2012.

ERAZO, O. El rendimiento academico un fenomeno de múltiples relaciones y complejidades. Revista Vanguardia Psicológica Clínica Teórica y Práctica, Colombia, v. 2, n. 2, p. 144-173, 2011. ISSN-e 2216-0701.

ESPINOZA, A.; TAU, S. El Rol del Género en las Interacciones Pedagógicas de Aulas de Matemática Chilenas. Psykhe, Chile, v. 25, n. 2, p. 1-18, 2016.

FLORES, R. Representaciones de género de profesores y profesoras de matemática, y su incidencia en los resultados académicos de alumnos y alumnas. Revista Iberoamericana de Educación, España, v. 43, p. 103-118, 2007.

HOUGHTON, C.; HUNTER, A.; MESKELL, P. Linking aims, paradigm and method in nursing research. Nurse researcher, v. 20, n. 2, p. 34-39, 2012.

KIRSCHBAUM, R. Los 5 mejores sistemas educativos del mundo. Clarín ENTREMUJERES, 18 oct. 2016. Disponible en: https://www.clarin.com/entremujeres/vuelta-al-cole/mejores-sistemas-educativos-mundo_0_S14QC3Mye.html. Acceso: 10 jun. 2020.

LAMAS, M. Género, diferencias de sexo y diferencia sexual. Debate Feminista, Ciudad de México, v. 20, n. 10, 1999.

MARTÍNEZ, M. Nuevos fundamentos en la investigación científica. 1. ed. Trillas Sa De Cv, 2012. ISBN-10: 6071713250. ISBN-13: 9786071713254.

PÁRAMO, P. Las representaciones de género en profesores universitarios. Estud. pedagóg., Valdivia (Chile), v. 36, n. 2, p. 177-193, 2010. Disponible en: https://scielo.conicyt.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0718-07052010000200010. Acceso: 10 jun. 2020.

PÉREZ, E.; GÓMEZ, A. Igualdad y equidad en Ciencia y Tecnología en Iberoamérica. Arbor Ciencia, Pensamiento y Cultura, Madrid (España), v. 184, n. 733, p. 785-790, 2015.

QIAN, T. Guía para la igualdad de género en las políticas y prácticas de la formación docente. Santiago: UNESCO, 2015. Disponible en: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000260891. Acceso: 10 jun. 2020.

RUIZ, F. Caracterización y evolución de los modelos de enseñanza de la argumentación en clase de ciencias en educación primaria. 2012. 452 f. Tesis (Doctorado) – Universidad Autónoma de Barcelona, Barcelona, 2012. Disponible en: https://www.tesisenred.net/handle/10803/98466. Acceso: 10 jun. 2020.

SOUTAR, N.; TURNER, J. Students preferences for university: a conjoint analysis. International Journal of Educational Management, v. 16, n. 1, p. 40-45, 2012.

VÁSQUEZ, S. Los dilemas de las jóvenes ingenieras en el sector tic. In: CASTAÑO, C. (Dir.). Género y tic. Presencia, Posición y Políticas. Barcelona: UOC, 2012.

ZABALZA, M. El estudio de las buenas prácticas docentes en la enseñanza universitaria. Revista Docencia Universitária, España, v. 11, n. 1, p. 449-451, ene./abr. 2012. ISSN: 1887-4592.

Publicado

16/10/2020 — Atualizado em 01/09/2020

Como Citar

VIVAS, A.; BASTIDAS, C.; FARIAS, A. Desempenho acadêmico de uma perspectiva geográfica e de gênero em programas de distância. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 3, p. 1200–1215, 2020. DOI: 10.22633/rpge.v24i3.14357. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/14357. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos