Direção psicológica da formação de valores multiculturais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v25iesp.1.15003

Palavras-chave:

Estudantes, Valores multiculturais, Formação, Auto-realização, Atividade social

Resumo

O artigo examina a relação entre o desenvolvimento de valores multiculturais nos estudantes e vários fatores, incluindo o nível de auto-realização, sucesso na aprendizagem, a natureza dos interesses, ativismo social. O estudo foi realizado em 160 estudantes da Universidade Estadual de Baku. No estudo, grupos experimentais e de controle foram selecionados e implementados em duas fases. Durante a pesquisa, métodos modernos de ensino e outras técnicas foram utilizados para desenvolver valores multiculturais. Uma análise comparativa da primeira e segunda fase mostrou que o nível de auto-realização com valores multiculturais, a natureza dos interesses, o aumento do sucesso no aprendizado e a relação com o ativismo social são bidirecionais. Ou seja, elevar o nível de auto-realização, aumentar a atividade das demandas em assuntos públicos, bem como a formação de novos interesses, aumentar o sucesso do treinamento é uma das principais condições para o desenvolvimento de valores multiculturais. O estudo mostrou que no grupo experimental existe uma correlação entre os resultados da aprendizagem, auto-realização e atividade social e valores multiculturais (r = 0.0391, p = 0.014; r = 6.136, p = 0.044; r = 4.132, p = 0.048). O estudo conclui que o desenvolvimento de valores multiculturais pode ser alcançado através da obtenção dos mais altos resultados, do desenvolvimento de capacidades e do ativismo social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jabbarov Rashid Vakil, Baku State University (BSU), Baku

Associate Professor. Doctor of Psychology.

Referências

ABULKHANOVA-SLAVSKAYA, K. A. Life strategies. Moscow: Mysl, 1991. 299 p.

AXELROD, L. Balancing personal needs with environmental preservation: identifying the values that guide decisions in ecological dilemmas. Journal of Social Issues, v. 50, n. 3, p. 85-104, 1994. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1540-4560.1994.tb02421.x

BLUMKINA, V. A. The world of moral values. Moscow: Mysl, 1981. p. 28-33.

BOEHNKE, K.; HADJAR, A.; BAIER, D. Parent-child value similarity: The role of Zeitgeist. Journal of Marriage and Family, v. 69, p. 778-792, 2007.

BROWN, G.; REED, P. Validation of a forest values typology for use in national forest planning. Forest Science, v. 46, p. 240-247, 2000.

FORESTER, J. Dealing with deep value differences. In: SUSSKIND, L., MCKEARNAN, S.; J. THOMAS-LARMER, J. (Eds.). The consensus building han dbook. Sage, Thousand, 1999. p. 463-494.

FORESTER, J. Dealing with deep value differences. In: The consensus building handbook: a comprehensive guide to reaching agreement. Oaks, California: SAGE, 1999. p. 463-494. DOI: http://dx.doi.org/10.4135/9781452231389.n13

FROMM, E. Man: who is this? (or who is a person). Moscow: Knowledge, 1991. p. 14-15.

FROMM, E. Psychoanalysis and ethics. Moscow: Respublika, 1993. 416 p.

FULTON, D. C.; MANFREDO, M. J.; LIPSCOMB, J. Wildlife value orientations: a conceptual and measurement approach. Human Dimension of Wildlife, v. 1, p. 24-47, 1996. DOI: http: //dx. doi.org/10.1080/10871209609359060

GRAY, M. Geodiversity: valuing and conserving abiotic nature. United Kingdom: John Wiley and Sons, West Sussex, 2004.

IORIS, A. A. R. The positioned construction of water values: pluralism, positionality and praxis. Environmental Values, v. 21, n. 20, p. 143-162, 2012. DOI: http://dx.doi.org/10.3197/096327112X13303670567251

JABBAROV, R. Factors affecting the development of self-realization among students of different professions. Science and Education, v. 9, p. 75-87, 2017.

KLUCKHOHN, C. Values and value-orientations. In: Parsons, T.; Shils, E. A. (Eds.). Toward a general theory of action., New York: Harper and Row, 1951. p. 388-433.

KUCZYNSKI, L.; NAVARA, G. S. Sources of innovation and change in socialization, internalization and acculturation. In: KILLEN, M.; SMETANA, J. G. (Eds.). Handbook of moral development. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates, 2006. p. 299-327.

MASLOW, A. G. Distant limits of the human psyche. Saint Petersburg, Russia: Eurasia, 1997. 430 p.

RESER, J. P.; BENTRUPPERBÄUMER, J. M. What and where are environmental values? Assessing the impacts of current diversity of use of ‘environmental’ and ‘world heritage’ values. Journal of Environmental Psychology, v. 25, n. 2, p. 125-146, 2005.

ROEST, A. M. C.; DUBAS, J. S.; GERRIS, J. R. M. Value transmissions between parents and children: gender and developmental phase as transmission belts. Journal of Adolescence, v. 33, n. 1, p. 21-31, 2009.

ROKEACH, M. Beliefs, attitudes and values: a theory of organization and change. San Francisco, California: Jossey-Bass, 1968.

ROKEACH, M. The nature of human values. New York: Free, 1973.

SCHWARTZ, S. H. Value priorities and behavior: applying a theory of integrated value systems. In: SELIGMAN, C.; OLSON, J. M.; ZANNA, M. P. (Eds.). The psychology of values: the Ontario symposium. Hillsdale, New Jersey: Erlbaum, 1996. p. 1-24

SCHWARTZ, S. Values: individual and cultural. In: VAN DE VIJVER, F. J. R; CHASIOTIS, A.; BREUGELMANS, S. M. (Eds.). Fundamental questions in cross-cultural psychology. Cambridge, United Kingdom: Cambridge University Press, 2010. p. 463-493.

STERN, P. C.; DIETZ, T. The value basis of environmental con¬cern. Journal of Social Issues, v. 50, n. 3, p. 65-84, 1994. DOI: http://dx.doi.org/10.1111/j.1540-4560.1994.tb02420.x

STERN, P. C.; DIETZ, T.; GUAGNANO, G. A. A brief inventory of values. Educational and Psychological Measurement, v. 58, p. 984-1001, 1998. DOI: http://dx.doi. org/10.1177/0013164498058006008

STRANG, V. Common senses: water, sensory experience and the generation of meaning. Journal of Material Culture, v. 10, p. 92-120, 2005. DOI: https://doi.org/10.1177%2F1359183505050096

SWADER, C. S. The capitalist personality: Face-to-face sociality and economic change in the post-communist world. New York: Routledge, 2013.

SWEDEEN, P. Post-normal science in practice: a Q study of the potential for sustainable forestry in Washington State, USA. Ecological Economics, v. 57, n. 2, p. 190-208, 2006. DOI: http://dx.doi.org/10.1016/j.ecolecon.2005.04.003

TITOVA, E.Y. Humanistic heritage of V.A. Sukhomlinsky in the context of the modern pedagogical situation: bibliographic index of works and literature about the life and work of V.A. Sukhomlinsky. Nizhny Tagil, 2003.

TROMMSDORFF, G. Intergenerational relations and cultural transmission. In: SCHONPFLUG, U. (Ed.). Cultural transmission. Psychological, developmental, social, and methodological aspects. New York: Cambridge University Press, 2009. p. 126-160.

VASKE, J. J.; DONNELLY, M. P. A value-attitude-behavior model predicting wildland preservation voting intentions. Society and Natural Resources

Publicado

01/03/2021

Como Citar

VAKIL, J. R. Direção psicológica da formação de valores multiculturais . Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. esp.1, p. 620–637, 2021. DOI: 10.22633/rpge.v25iesp.1.15003. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/15003. Acesso em: 28 mar. 2024.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.