O uso do Discurso do Sujeito Coletivo como proposta metodólogica

A percepção de professores sobre inovação na educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v26i00.15754

Palavras-chave:

Inovação, Educação, Professores, Discurso do Sujeito Coletivo

Resumo

Esse estudo apresenta a percepção de professores sobre o conceito de inovação. A partir de um questionário aplicado a 20 professores, que no momento da pesquisa eram mestrandos ou doutorandos, os dados foram analisados sob a luz do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Seis categorias emergiram a respeito do conceito de inovação: como algo novo, como melhoria de um produto ou processo existente, como benefício, como necessidade, e como uso de novas tecnologias; e uma em relação a seu uso, nomeada aplicação. Para cada categoria foi gerado o discurso síntese, representando o entendimento do coletivo sobre inovação na educação. A percepção dos professores é heterogênea, no entanto, se alinha a diferentes perspectivas discutidas na literatura. O DSC é uma metodologia aplicável para estudos qualitativos e, portanto, pode ser apropriada pelo campo da Educação quando o intuito for dar voz a um coletivo de sujeitos sobre determinado tema.

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Biografia do Autor

Juliana Aparecida Gulka, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis – SC – Brasil

Doutoranda em Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE).

Francine Canto, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis – SC – Brasil

Mestre em Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE).

Elaine Rosangela de Oliveira Lucas, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis – SC – Brasil

Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação (PPGInfo), Docente do Departamento de Biblioteconomia (DBI) e Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE).

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Publicado

31/03/2022

Como Citar

GULKA, J. A.; CANTO, F.; LUCAS, E. R. de O. O uso do Discurso do Sujeito Coletivo como proposta metodólogica: A percepção de professores sobre inovação na educação. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 26, n. 00, p. e022021, 2022. DOI: 10.22633/rpge.v26i00.15754. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/15754. Acesso em: 19 abr. 2024.

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