Diretores de escola e gestão democrática na região do ABC paulista

Autores/as

  • Paulo Sérgio Garcia
  • Leandro Campi Prearo
  • Maria do Carmo Romero
  • Marcos Sidnei Bassi

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v20.n1.2016.9394

Palabras clave:

Perfil profissional, Diretor escolar, Gestão democrática,

Resumen

O Brasil enfrenta o desafio de promover a qualidade na escola pública brasileira e, neste processo, entre muitas coisas, o diretor escolar tem um papel relevante. Trata-se de um profissional que influencia a escola e os resultados dos alunos por meio de seu perfil e das formas de condução da gestão democrática. Este estudo tem o objetivo identificar e analisar as características dos diretores escolares da Região do Grande ABC Paulista e, paralelamente, investigar como os processos de gestão democrática têm sido conduzidos nas escolas públicas da mesma região. Um estudo de caso foi utilizado para coletar informações, inicialmente, no Censo Escolar de 2013 sobre o perfil do diretor e sobre os processos da gestão democrática. Esses achados foram contextualizados a partir de entrevistas com diretores (N=26) das unidades escolares da região. Os resultados mostraram que a maioria dos diretores são mulheres, acima dos 40 anos idade, formadas em pedagogia, em instituições privadas, cursos presenciais, com experiência de mais de cinco anos. Em relação à gestão escolar democrática, constatou-se que se trata ainda de um processo frágil, mais fortalecido no discurso das pessoas do que da concretude das realizações escolares. A gestão democrática é ainda muito mais um símbolo inspirador do que um marco que incita à ação. Os resultados deste estudo podem ser utilizados para fomentar discussões entre especialistas e gestores, bem como nos cursos de formação de diretores.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

03/12/2016

Cómo citar

GARCIA, P. S.; PREARO, L. C.; ROMERO, M. do C.; BASSI, M. S. Diretores de escola e gestão democrática na região do ABC paulista. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, n. 20, p. 87–107, 2016. DOI: 10.22633/rpge.v20.n1.2016.9394. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9394. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a