A formação profissional das juventudes brasileiras: avanços e perspectivas nas interlocuções entre educação e trabalho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v24i1.13105

Palavras-chave:

Juventudes, Formação profissional, Trabalho, Educação profissional, Inclusão social.

Resumo

O presente texto tem como objetivo discutir a formação profissional de jovens no Brasil, em especial jovens aprendizes, conforme o preconizado pela lei nº 10.097/2000. A metodologia utilizada foi a de revisão bibliográfica e documental, com autores no campo da sociologia, da economia e da educação. Partindo de uma leitura histórica, buscou-se analisar a evolução das políticas de trabalho voltadas a este público e as ações educacionais a elas relacionadas. Este estudo resultou na percepção de que a visão assistencialista vai, ao longo da história, dando espaço a uma noção de proteção integral, com atenção especial dada ao Estatuto da Criança e do Adolescente e mais recentemente ao Estatuto da Juventude. A ação educacional voltada aos jovens tem buscado atualmente o desenvolvimento de competências não somente profissionais, mas também humanas, que compreendem os jovens como cidadãos, pertencentes e atuantes na sociedade.

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Biografia do Autor

Lucian da Silva Barros, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) / SENAC SP.

Mestrando em Educação pela USCS. Psicólogo, especialista em educação pela USP. Professor do SENAC SP.

Elizabete Cristina Costa-Renders, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-USCS), Doutora e Pós-doutora em Educação (UNICAMP)

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Publicado

06/01/2020

Como Citar

BARROS, L. da S.; COSTA-RENDERS, E. C. A formação profissional das juventudes brasileiras: avanços e perspectivas nas interlocuções entre educação e trabalho. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 1, p. 189–209, 2020. DOI: 10.22633/rpge.v24i1.13105. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/13105. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos