A questão do Racismo/Preconceito entre a subjetividade da percepção e a questão política na democracia
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v24i3.14588Resumo
Caros leitores, quisera eu não queria retomar essa temática em meus editoriais, contudo, nesse momento foi, para mim, muito difícil ignorar o que se está vivendo e não me manifestar. Considerando inúmeros acontecimentos nesses tempos de pandemia a dimensão do respeito, da tolerância e das relações éticas parecem ter desaparecido do conjunto da sociedade. As vozes pacificadoras parecem ser alvo de ironias pra não dizer, talvez, até sarcasmos. Parece que diferentes grupos precisam, a todo (e qualquer) custo se afirmarem como sendo os detentores da sabedoria e da verdade sobre os seres humanos e suas relações, sejam elas quais forem. Parece que nossa sociedade, dividida em “nichos” (partidarizados, ou não), se afirma por antagonismo, ao se contrapor ao outro (seja ele quem for). Nesses “nichos”, estabelecem o necessário para sobrevivência e também para a proliferação dos seres que neles habitam e deles se nutrem num mesmo ideário, um fundamentalismo enviesado e medíocre, rasteiro e subserviente a princípios anacrônicos que envolvem as mentes retrógradas.
Downloads
Referências
AZEVEDO, T. H. S.; NASCIMENTO, M. B. C.; LOPES, J. B. C. Formação inicial docente: sentidos e singularidades da iniciação científica como política de ciência. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 3, p. 1408–1419, set./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24i3.14262
BECERRA GUEVARA, L. M.; OSORIO VALDÉS, L. M. Design Thinking como ferramenta para incentivar práticas criativas em professores de pré-escola. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 3, p. 1634–1644, set./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24i3.14364
CORREIA, E. S.; ZOBOLI, F. A filosofia da educação de John Dewey: entre o pragmatismo e a democracia. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 3, p. 1484–1497, set./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24i3.14093
CORREIA, M. S. A pedagogia do corpo oprimido como via para alfabetização corporal da criança. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 3, p. 1559–1572, set./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24i3.14170
CRUZ, M. C. M. T.; FARAH, M. F. S.; RIBEIRO, V. M. Estratégias de Gestão da Educação e equidade: o caso do Programa Aprendizagem na Idade certa (mais PAIC). Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 3, p. 1286–1311, set./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24i3.13904
FINATTI, R. R. Constituição de carreiras inexistentes, uma leitura a partir de Max Weber. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 3, p. 1445–1460, set./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24i3.13579
FISCHER, A.; FERREIRA, K. M.; DA SILVA, R. Escrita acadêmica em artigos científicos: autocitação em diferentes áreas disciplinares. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 3, p. 1257–1271, set./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24i3.14160
GONDINHO, M. R. R.; OLIVEIRA, L. X.; MARTINS, M. C. R. Histórias profissionais: políticas de formação e percursos formativos de professores. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 3, p. 1615–1631, set./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24i3.14359
LEMES, S. S. A questão do Racismo/Preconceito entre a subjetividade da percepção e a questão política na democracia. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 3, p. 1195–1299, set./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24i3.14588
LIMA, A. A.; CUSTÓDIO, E. S. Reflexões acerca da educação do negro no Brasil: um enfoque para a mulher negra. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 3, p. 1312–1332, set./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24i3.13990
LIMA, V. M. M.; PONCE, R. F. Professor polivalente: um estudo do estado da arte sobre produções acadêmicas (1997-2017). Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 3, p. 1645–1665, set./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24i3.14411
MORO, T. B.; CORRÊA, Y. et al. Tecnologias Assistivas e Necessidades Educacionais Específicas: da oferta de recursos de software ao público-alvo. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 3, p. 1242–1256, set./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24i3.13967
MOTA, K.; CONCHA, C.; MUÑOZ, N. A educação virtual como agente transformador dos processos de aprendizagem. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 3, p. 1216–1225, set./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24i3.14358
NERES, E. A.; GONÇALVES, M. C.; ARAÚJO, N. A. Educação de Jovens e Adultos no Brasil: contradições entre políticas públicas e qualidade educacional. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 3, p. 1524–1540, set./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24i3.14163
OLIVEIRA, R. N. M.; MORAIS, G. A. S. A complexidade dos desafios das políticas curriculares em Educação de Jovens e Adultos na atualidade. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 3, p. 1350–1367, set./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24i3.14167
ROJAS, O.; MARTÍNEZ, M.; RIFFO, R. Gestão diretiva e estresse laboral do profissional docente: um olhar a partir da pandemia COVID-19. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 3, p. 1226–1241, set./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24i3.14360
SABIA, C. P. P. Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Município de Marília (SAREM): uso dos resultados na política educacional. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 3, p. 1387–1407, set./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24i3.14225
SANTOS, P. P.; SANTOS, E.; OLIVEIRA, D. K. L. O intelectual orgânico e a construção da vontade coletiva da classe subalterna na direção da formação humana. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 3, p. 1598–1614, set./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24i3.14295
SANTOS, W. S. Reflexões históricas e sociológicas para uma gestão democrática da escola no Brasil. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 3, p. 1333–1349, set./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24i3.13550
SILVA, M. S. P. Educação popular na prática docente universitária: epistemologia para uma ciência própria. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 3, p. 1541–1558, set./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24i3.14202
SOUZA, K. R.; DA SILVA, D. H.; MENDES, V. A. C. O financiamento da educação no Mercosul: a realidade do Brasil e do Uruguai. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 3, p. 1272–1285, set./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24i3.14261
SOUZA, S. C. M. A representação social da inclusão na formação de professores. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 3, p. 1420–1444, set./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24i3.13603
SUFICIER, D. M.; AZADINHO, M. P. M.; MUZZETI, L. R. Exigências legais para a atuação de professores nos anos iniciais do ensino fundamental (1996-2019). Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 3, p. 1461–1473, set./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24i3.13597
TAVARES, A. S.; RODRIGUES, J. M. C. Das leis inclusivas às práticas sociais no âmbito de uma sociedade para todos. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 3, p. 1474–1483, set./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24i3.14074
TOGNETTA, L. R. P. et al. A percepção de estudantes sobre a convivência na escola: um estudo sobre contribuições dos Sistemas de Apoio entre Iguais (SAIS) em instituições escolares brasileiras e espanholas. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 3, p. 1498–1523, set./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24i3.14096
VIEIRA, S. R.; SOUZA, Â. R.; TORALES-CAMPOS, M. A. Análise da sexta meta do Plano Nacional da Educação à luz de indicadores de monitoramento e avaliação. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 3, p. 1368–1386, set./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24i3.13763
VILAS BOAS, M. L.; ABBIATI, A. S. A educação (em tempo) integral no Brasil: um olhar sobre diferentes experiências. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 3, p. 1573–1597, set./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24i3.13545
VIVAS, A.; BASTIDAS, C.; FARIAS, A. Desempenho acadêmico de uma perspectiva geográfica e de gênero em programas de distância. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 3, p. 1200–1215, set./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24i3.14357
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista on line de Política e Gestão Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista on line de Política e Gestão Educacional. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial Científica.