As contribuições da psicopedagogia no ambiente institucional de educação de jovens e adultos e os fatores condicionantes dessa aprendizagem

Autores

  • Anaisa Alves de Moura Mestre em Ciências da Educação - ULHT – Lisboa/Portugal (2016). Atua na Educação a Distância - Faculdades INTAEAD desde 2012.
  • Antônio Diego Dantas Cavalcante
  • Adriana Pinto Martins

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n1.2017.9897

Palavras-chave:

Aprendizagem de adultos. Psicopedagogia institucional. Aprendente. Ensinante.

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar quais os fatores que influenciam na aprendizagem de adultos e quais as contribuições na visão psicopedagógica para este público. Tomou-se como referencial para compor os alicerces deste trabalho a visão de alguns dos mais célebres teóricos como: Vygotsky (1995), Freire (2005), Henry Wallon (1990), Paraguassu (2014), Silva (2009), Zago (2008), Souza (2014), Arroyo (2007), Alícia Fernàndez (1991), Sara Paín (1985), LDB 9394/96, entre outros, dos quais podemos constatar reflexões distintas ao apresentarem suas visões acerca do assunto abordado. Trata-se de uma pesquisa exploratória de caráter básica e de natureza quantiqualitativa. Para além desse tipo de investigação, foi feito um estudo documental, bibliográfico e de campo. Fizeram parte da pesquisa a Escola de Ensino Fundamental Antenor Naspolini e quatro turmas que concluíram o curso no ano letivo de 2015. EJA I, II, III e IV, perfazendo um total de 105 participantes. A análise dos dados foi feita por meio de um questionário elaborado com base no documento “Critérios de Classificação Econômica do Brasil – ABEP - Associação Brasileira de Empresas e Pesquisas – 01/2015. Nesta pesquisa foi verificado que ainda há professores resistentes à apropriação de novos métodos pedagógicos, dificultando dessa forma o desempenho escolar do aluno. Todavia, a grande maioria tem acompanhado as mudanças desse processo no qual a valorização das experiências e a exposição do senso crítico do aluno tornam-se mais relevante, por que o sujeito dessa aprendizagem possui um saber que o sustenta, um saber que é produto de sua busca pelo conhecimento, pelo aprender.

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Biografia do Autor

Anaisa Alves de Moura, Mestre em Ciências da Educação - ULHT – Lisboa/Portugal (2016). Atua na Educação a Distância - Faculdades INTAEAD desde 2012.

Mestre em Ciências da Educação - ULHT – Lisboa/Portugal (2016). Atualmente integra um Grupo de Pesquisa do CNPq: Grupo de Estudos e Pesquisas Autobiográficas (GEPAS), da Universidade Estadual Vale do Acaraú. Vinculada a CAPES pelo Programa PARFOR desde 2012 como professora pesquisadora e atua na Educação a Distância - Faculdades INTAEAD desde 2012. E-mail: anaisa1000@hotmail.com

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Publicado

15/01/2017

Como Citar

MOURA, A. A. de; CAVALCANTE, A. D. D.; MARTINS, A. P. As contribuições da psicopedagogia no ambiente institucional de educação de jovens e adultos e os fatores condicionantes dessa aprendizagem. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 259–277, 2017. DOI: 10.22633/rpge.v21.n1.2017.9897. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9897. Acesso em: 17 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos