Orientação Profissional na interface entre Psicologia e Educação: uma revisão de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30715/doxa.v22i1.13214

Palavras-chave:

Orientação Profissional, Educação, Psicologia escolar e educacional.

Resumo

Este artigo expõe resultados de uma pesquisa sobre a prática de Orientação Profissional (OP) na interface entre Psicologia e Educação. Realizou-se uma revisão bibliográfica a partir do acesso às plataformas Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Biblioteca Virtual em Saúde – Psicologia (BVS – Psi). A partir do emprego do descritor Orientação Vocacional, constatou-se um total de 83 artigos, dos quais nove foram selecionados após a aplicação de critérios de inclusão e de exclusão. Priorizaram-se relatos de OPs praticadas na interface entre psicologia e educação. A OP mostrou-se potente para apoiar estudantes em processo de escolha profissional. Além disso, despontou como dispositivo estratégico para aproximar psicologia e educação de modo ético e político.

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Biografia do Autor

Ladislau Ribeiro Nascimento, Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Doutor em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (USP). Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino e Ciência e do Curso de Psicologia da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

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Publicado

01/06/2020

Como Citar

NASCIMENTO, L. R. Orientação Profissional na interface entre Psicologia e Educação: uma revisão de literatura. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 22, n. 1, p. 5–20, 2020. DOI: 10.30715/doxa.v22i1.13214. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/13214. Acesso em: 5 out. 2024.

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