A Liga Interdisciplinar em Saúde Mental e suas contribuições em tempos de COVID-19

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.30715/doxa.v22i2.14171

Mots-clés :

Saúde Mental, Extensão Comunitária, Educação Superior, COVID-19, Pandemia

Résumé

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou, em janeiro de 2020, que o surto da doença causada pelo novo coronavírus constituiu uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional, o mais alto nível de alerta da Organização, conforme previsto no Regulamento Sanitário Internacional. A saúde mental da população durante uma pandemia de grande magnitude como esta implica em uma perturbação psicossocial que pode ultrapassar a capacidade de enfrentamento da população afetada. Este artigo possui como objetivo relatar a experiência da Liga Interdisciplinar em Saúde Mental (LISAM) da Universidade Estadual Vale do Acaraú, durante a pandemia do novo coronavírus. A Universidade, ao desenvolver ações de extensão durante a pandemia, compromete-se em sustentar seu valor social e mostrar-se atenta para o delicado momento histórico mundial. O relato está constituído de três sessões: criação, função e perspectivas; contribuições da liga durante a pandemia e pesquisar é preciso. Ao desenvolver atividades de extensão durante a pandemia, oportunizou aos seus integrantes um espaço fértil de aprendizagem no âmbito do ensino, pesquisa e extensão, contribuindo para a formação de profissionais com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Eliany Nazaré Oliveira, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Sobral – CE

Docente no Curso de Enfermagem. Doutora em Enfermagem (UFC).

Carla Suyane Gomes de Andrade, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Sobral – CE

Graduanda no Curso de Enfermagem. Integrante da Liga Interdisciplinar em Saúde Mental.

Letícia Mara Cavalcante Lima, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Sobral – CE

Graduanda no Curso de Enfermagem. Integrante da Liga Interdisciplinar em Saúde Mental.

Références

ARAÚJO, C. R. C. et al. Contribuição das ligas acadêmicas para a formação em enfermagem. Enfermagem em Foco, v. 10, n. 6, p. 137-142, 2019. Disponível em: http://revista.cofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/view/2802. Acesso em: 1 set. 2020.

BEGO, A.; SILVA, L. A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão no PIBID. Revista Ciência em Extensão, v. 14, n. 2, p. 20-42, 2018. Disponível em: https://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/1602. Acesso em: 4 set. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação - PNE 2014-2024 e daí outras providências. Brasília: Ministério da Educação, 19 dez. 2018. Disponível em: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/55877808. Acesso em: 1 set. 2020.

CASTRO, M. G.; ALVES, D. A. Ensino, pesquisa e extensão na Universidade Federal de Viçosa: origem e trajetória institucional (1926-1988). Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 22, n. 70, p. 752-773, jul. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbedu/v22n70/1809-449X-rbedu-22-70-00752.pdf. Acesso em: 4 set. 2020.

CAVALCANTE, A. S. P. et al. As Ligas Acadêmicas na Área da Saúde: Lacunas do Conhecimento na Produção Científica Brasileira. Revista Brasileira de Educação Médica, Brasília, v. 42, n. 1, p. 199-206, jan, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbem/v42n1/0100-5502-rbem-42-01-0199.pdf. Acesso em: 9 set. 2020.

DARSIE, C.; WEBER, D. L. Disease and space control: issues about dispersion and isolation in pandemic times? Journal of Infection Control, v. 9, n. 2, p. 47-48, abr./jun. 2020. Disponível em: http://jic-abih.com.br/index.php/jic/article/viewFile/298/pdf_1. Acesso em: 2 set. 2020.

DUARTE, M. Q. et al. COVID-19 e os impactos na saúde mental: Uma amostra do Rio Grande do Sul. Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 25, n. 9, p. 3401-3411, set. 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/csc/v25n9/1413-8123-csc-25-09-3401.pdf. Acesso em: 9 set. 2020.

FIOCRUZ. Saúde mental e atenção psicossocial na pandemia covid-19: Recomendações Gerais. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2020. Disponível em: https://www.fiocruzbrasilia.fiocruz.br/wp-content/uploads/2020/04/Sa%C3%BAde-Mental-e-Aten%C3%A7%C3%A3o-Psicossocial-na-Pandemia-Covid-19-recomenda%C3%A7%C3%B5es-gerais.pdf. Acesso em: 6 set. 2020.

FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.

HUNGER, D.; ROSSI, F.; PEREIRA, J. M.; NOZAKI, J. M. O dilema extensão universitária. Educação em Revista, v. 30, n. 3, p. 335-354, jul./set. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/edur/v30n3/edur640.pdf. Acesso em: 25 ago. 2020.

KOLA, L. Global mental health and COVID-19. The Lancet Psychiatry, v. 7, n. 8, p. 655-657, jun. 2020. Disponível em: https://www.thelancet.com/journals/lanpsy/article/PIIS2215-0366(20)30235-2/fulltext. Acesso em: 9 set. 2020.

LIMA, R. C. Distanciamento e isolamento sociais pela covid-19 no Brasil: impactos na saúde mental. Physis: Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 30, n. 2, p. 1-10, 2020. Disponível em: https://scielosp.org/pdf/physis/2020.v30n2/e300214/pt. Acesso em: 4 set. 2020.

OLIVEIRA, E. N. et al. Liga interdisciplinar em saúde mental: trilhando caminhos para a promoção em saúde. Saúde em Redes, v. 5, n. 3, p. 317-327. 2019. Disponível em: http://revista.redeunida.org.br/ojs/index.php/rede-unida/article/view/2435/437. Acesso em: 3 set. 2020.

OLIVEIRA, E. N. Saúde Mental durante a Pandemia do novo Coronavírus: algumas reflexões necessárias. Research, Society and Development, v. 9, n. 8, p. 1-18, jul. 2020. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/5478. Acesso em: 4 set. 2020.

OLIVEIRA, E. N. et al. Projeto vida em quarentena: estratégia para promoção da saúde mental de enfermeiros diante da COVID-19. Enfermagem em Foco, v. 11, n. 1, p. 162-167, 2020. Disponível em: http://revista.cofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/view/3741/820. Acesso em: 05 set. 2020.

ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DE SAÚDE. Folha informativa – COVID-19 (doença causada pelo novo coronavírus). OPAS, Brasil, 11 de set. 2020. Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6101:covid19&Itemid=875. Acesso em: 5 maio 2020.

PEREIRA, M. D. et al. The COVID-19 pandemic, social isolation, consequences on mental health and coping strategies: an integrative review. Research, Society and Development, v. 9, n. 7, p. 1-31. 2020. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4548/4043. Acesso em: 9 set. 2020.

QUEIROZ, S. J. et al. A Importância das Ligas Acadêmicas na Formação Profissional e Promoção de Saúde. Revista Fragmentos de Cultura, Goiânia, v. 24, n. esp., p. 73-78, nov. 2014. Disponível em: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/fragmentos/article/view/3635. Acesso em: 9 set. 2020.

RIBEIRO, J. L. P. Inventário de saúde mental. Lisboa: Placebo Editora, 2011.

SANTOS, D. R.; VIEIRA, L. C. Importância da interdisciplinaridade no ensino superior. Revista Faculdade Montes Belos, v. 4, n. 2, p. 1-13, nov. 2011. Disponível em: http://revista.fmb.edu.br/index.php/fmb/article/view/41. Acesso em: 5 set. 2020.

SCHMIDT, B. et al. M. Saúde mental e intervenções psicológicas diante da pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Estudos de psicologia, Campinas, v. 37, p. 1-13, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/estpsi/v37/1678-9865-estpsi-37-e200063.pdf. Acesso em: 6 set. 2020.

SERRÃO, A. C. P. Em Tempos de Exceção como Fazer Extensão? Reflexões sobre a Prática da Extensão Universitária no Combate à COVID-19. Revista Práticas em Extensão, São Luís, v. 04, n. 1, p. 47–49, jun. 2020. Disponível em: http://ppg.revistas.uema.br/index.php/praticasemextesao/article/view/2223. Acesso em: 3 set. 2020.

SHIOZAWA, P.; UCHIDA, R. R. Social media during a pandemic: bridge or burden? São Paulo Medical Journal, São Paulo, v. 138, n. 3, p. 267-268, jun. 2020. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-31802020000300267&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 9 set. 2020.

SILVA, A. R. Oportunidades para Extensão Universitária nos Tempos de Pandemia - COVID-19. Revista práticas em extensão, São Luís, v. 4, n. 1, p. 40-41, jun. 2020. Disponível em: http://ppg.revistas.uema.br/index.php/praticasemextesao/article/view/2181. Acesso em: 3 set. 2020.

SILVA, D. A. et al. Educação em enfermagem: criação de uma liga acadêmica para o ensino de urgência e emergência. Research, Society and Development, v. 9, n. 3, p. 1-11, mar. 2020. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/2656. Acesso em: 9 set. 2020.

SILVA, R. M. G.; CAMPANI, A.; NEGREIROS, J. G. Contribution of extension to an innovative university teaching: a study from the nursing league program of Vale do Acaraú State University. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. esp., p. 1615-1628, ago. 2020. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13835. Acesso em: 3 set. 2020.

SILVA, S. A.; FLORES, O. Ligas Acadêmicas no Processo de For¬mação dos Estudantes. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, v. 39, n. 3, p. 410- 417, jul./set. 2015. DOI: https://dx.doi.org/10.1590/1981-52712015v39n3e02592013

SOUADKA, A. et al. COVID-19 and Healthcare worker’s families: behind the scenes of frontline response. EClinicalMedicine, v. 23, p. 100373, maio 2020. Disponível em: https://www.thelancet.com/journals/eclinm/article/PIIS2589-5370(20)30117-6/fulltext. Acesso em: 04 set. 2020.

STATISTA. Twitter - Statistics & Facts. Disponível em: https://www.statista.com/topics/737/twitter/. Acesso em: 18 ago. 2020

Publiée

31/08/2020

Comment citer

OLIVEIRA, E. N.; ANDRADE, C. S. G. de; LIMA, L. M. C. A Liga Interdisciplinar em Saúde Mental e suas contribuições em tempos de COVID-19. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 22, n. 2, p. 410–423, 2020. DOI: 10.30715/doxa.v22i2.14171. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/14171. Acesso em: 23 nov. 2024.

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice