Contribuição da extensão para uma docência universitária inovadora: um estudo a partir do programa de ligas da enfermagem da Universidade Estadual vale do Acaraú
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v15iesp2.13835Palavras-chave:
Extensão universitária, Inovação pedagógica, Docência universitária.Resumo
Nossos estudos têm demonstrado que, mais do que novas tecnologias da informação/comunicação e metodologias ativas de ensino-aprendizagem, a inovação pedagógica na universidade requer rupturas epistemológicas na construção e na relação com o conhecimento científico. Esse processo passa pela experiência intercultural reinventiva sustentada por uma epistemologia socialmente construída desenhada e corporificada por um currículo includente/inclusivo. A dimensão reiventiva desse processo desafia a docência universitária a cumprir um papel importante de mediação, rupturas e práticas reinventivas nos processos formativos. Para ampliar essa discussão, o presente artigo objetiva apresentar uma análise sobre a contribuição da extensão universitária para docência inovadora a partir de uma pesquisa que realizamos com professoras coordenadoras do Programa de Extensão ligas de enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú. Considerando a extensão universitária um caminho teórico-metodológico de produção de conhecimento por meio da experiência que possibilita a interface dos saberes da cultura acadêmica e das que integram a universidade, essa pesquisa, em sua primeira etapa de análise, identificou que a experiência de extensão contribui para um processo inovador na docência universitária porque estimula a produção do conhecimento com responsabilidade social; desafia a criar estratégias pedagógicas para incluir expectativas, descobertas e experiências dos alunos; dinamiza o planejamento das aulas; exercita e qualifica a escuta e fortalece as incertezas, desafiando, assim, a docência universitária a se reinventar numa condição mediadora para o fortalecimento da interculturalidade e inclusão de saberes.Downloads
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