A interface do trabalho da psicopedagogia na educação especial e inclusiva

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DOI :

https://doi.org/10.30715/doxa.v22i00.16726

Mots-clés :

Inclusão, Psicopedagogia, Educação, Ensino e aprendizagem, Pessoa com deficiência

Résumé

A educação especial com base na Lei da Câmara de Educação Básica/Conselho Nacional de Educação - CNE/CEB nº 13.146/2015 (BRASIL, 2015) foi inserida na política inclusiva educacional a fim de proporcionar aos educandos uma educação igualitária e qualitativa em nossa sociedade. Portanto, o psicopedagogo passa a desempenhar um papel importante neste processo de inclusão. O auxílio aos professores a fim de orientá-los a ter esse olhar diferenciado, faz com que efetivamente concretize o ensino e aprendizagem dentro do contexto educacional. Assim, partiu-se da pesquisa bibliográfica e exploratória com o objetivo de esclarecer aos psicopedagogos sobre o papel da psicopedagogia na educação especial e inclusiva. Os resultados evidenciaram que, quando compreendemos a necessidade educacional, bem como as comorbidades apresentadas pelo indivíduo e partimos deste ponto para prover a inclusão educacional, os processos de aprendizagem são positivos. Dentro deste contexto, temos a satisfação da instituição escolar de manter a autoestima elevada de ambos, professor e aluno, com procedimentos de ensino e aprendizagem voltados para as pessoas com deficiência ou transtornos/dificuldades de aprendizagem, tendo o psicopedagogo como um mediador entre as partes relacionadas dentro da instituição escolar.

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Bibliographies de l'auteur

Simone Martins de Caires Palaro, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara – SP – Brasil

Aluna Especial no Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar. Professora auxiliar na rede Estadual do Estado de São Paulo. Especialista em educação especial e psicopedagogia. Docente convida da Unisagrado.

José Anderson Santos Cruz, Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas (PECEGE) (ESALQ/USP MBAs), Piracicaba – SP – Brasil

Professor Associado. Doutor em Educação Escolar (UNESP). Editor da Editora Ibero- Americana de Educação. Editor e Assessoria Técnica para periódicos.

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Publiée

02/10/2021

Comment citer

PALARO, S. M. de C.; SANTOS CRUZ, J. A. A interface do trabalho da psicopedagogia na educação especial e inclusiva. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 22, n. 00, p. e021016, 2021. DOI: 10.30715/doxa.v22i00.16726. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/16726. Acesso em: 18 juill. 2024.