A transmídia e sua potência na prática de leitura e produção textual
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n.esp.2.10299Palavras-chave:
Cultura digital. Narrativa transmídia. Gêneros textuais.Resumo
Neste artigo refletimos sobre a cultura digital e suas implicações na educação, objetivando discutir a relação entre a narrativa transmídia e a educação, além de apresentar uma metodologia de ensino para os gêneros textuais, a partir da pesquisa bibliográfica e da observação participante com estudantes do curso de comunicação social – jornalismo de uma universidade privada do nordeste brasileiro. Concluímos que o uso de elementos da narrativa transmídia na produção textual apresenta algumas vantagens para o processo educacional.
Downloads
Referências
AMADO, Jorge. Capitães da areia. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
BARBERO, Jesús Martín. A comunicação na educação. São Paulo: Contexto, 2014.
CITELLI, Adilson. Comunicação e educação: a linguagem em movimento. 3. ed. São Paulo: Senac São Paulo, 2004.
FAVA, Rui. Educação 3.0: aplicando o PDCA nas instituições de ensino. São Paulo: Saraiva, 2014.
GIOVAGNOLI, Max. Transmedia storytelling: imagery, shapes e techniques. Pittsburgh: ETC Press, 2011.
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. 2. ed. São Paulo: Aleph, 2009.
MASSAROLO, João Carlos; MESQUITA, Dario. Narrativa transmídia e a educação: panorama e perspectivas. Ensino Superior Unicamp, Especial, p. 34–42, 2013.
MOISÉS, Massaud. A criação literária: prosa 2. 15. ed. São Paulo: Cultrix, 1994.
MORAES, Elizabeth Goncaloes; SANTOS, Marli. O jornalismo como narrativa transmídia: reflexões possíveis. In: RENÓ, Denis.; CAMPALANS, Carolina; RUIZ, Sandra; GOSCIOLA, Vicente. ed(s). Periodismo transmedia: miradas múltiples. Bogotá: Editorial Universidad del Rosário. Escuela de Ciencias Humanas, 2013. p. 21–34.
PHILLIPS, Andrea. A creator’s guide to transmedia storytelling: how to captivate and engage audiences across multiple platforms. New York: McGraw-Hill: 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.