A transmídia e sua potência na prática de leitura e produção textual

Autores

  • Daniella de Jesus Lima
  • Luis Paulo Leopoldo Mercado
  • Andrea Cristina Versuti

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n.esp.2.10299

Palavras-chave:

Cultura digital. Narrativa transmídia. Gêneros textuais.

Resumo

Neste artigo refletimos sobre a cultura digital e suas implicações na educação, objetivando discutir a relação entre a narrativa transmídia e a educação, além de apresentar uma metodologia de ensino para os gêneros textuais, a partir da pesquisa bibliográfica e da observação participante com estudantes do curso de comunicação social – jornalismo de uma universidade privada do nordeste brasileiro. Concluímos que o uso de elementos da narrativa transmídia na produção textual apresenta algumas vantagens para o processo educacional.

Referências

AMADO, Jorge. Capitães da areia. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

BARBERO, Jesús Martín. A comunicação na educação. São Paulo: Contexto, 2014.

CITELLI, Adilson. Comunicação e educação: a linguagem em movimento. 3. ed. São Paulo: Senac São Paulo, 2004.

FAVA, Rui. Educação 3.0: aplicando o PDCA nas instituições de ensino. São Paulo: Saraiva, 2014.

GIOVAGNOLI, Max. Transmedia storytelling: imagery, shapes e techniques. Pittsburgh: ETC Press, 2011.

JENKINS, Henry. Cultura da convergência. 2. ed. São Paulo: Aleph, 2009.

MASSAROLO, João Carlos; MESQUITA, Dario. Narrativa transmídia e a educação: panorama e perspectivas. Ensino Superior Unicamp, Especial, p. 34–42, 2013.

MOISÉS, Massaud. A criação literária: prosa 2. 15. ed. São Paulo: Cultrix, 1994.

MORAES, Elizabeth Goncaloes; SANTOS, Marli. O jornalismo como narrativa transmídia: reflexões possíveis. In: RENÓ, Denis.; CAMPALANS, Carolina; RUIZ, Sandra; GOSCIOLA, Vicente. ed(s). Periodismo transmedia: miradas múltiples. Bogotá: Editorial Universidad del Rosário. Escuela de Ciencias Humanas, 2013. p. 21–34.

PHILLIPS, Andrea. A creator’s guide to transmedia storytelling: how to captivate and engage audiences across multiple platforms. New York: McGraw-Hill: 2012.

Downloads

Publicado

23/08/2017

Como Citar

LIMA, D. de J.; MERCADO, L. P. L.; VERSUTI, A. C. A transmídia e sua potência na prática de leitura e produção textual. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. esp.2, p. 1313–1330, 2017. DOI: 10.21723/riaee.v12.n.esp.2.10299. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/10299. Acesso em: 4 mar. 2021.