A pesquisa sobre trajetórias escolares no Brasil

Autores

  • Luciana Massi
  • Luci Regina Muzzeti
  • Darbi Masson Suficier

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n.3.2017.10364

Palavras-chave:

Trajetórias escolares. Levantamento bibliográfico. Sociologia da Educação.

Resumo

O presente trabalho apresenta um balanço com as principais pesquisas realizadas no âmbito da Sociologia da Educação no Brasil com a temática das trajetórias escolares. As pesquisas com a temática das trajetórias escolares estão diretamente relacionadas ao referencial teórico desenvolvido pelo sociólogo francês Pierre Bourdieu. Os trabalhos pesquisados demarcam uma área de estudos dentro da Sociologia da Educação que busca compreender as diferentes trajetórias educacionais e sociais e sua relação com o destino escolar dos alunos. Trata-se de um conjunto de trabalhos empíricos baseados em entrevistas realizadas com estudantes (do ensino fundamental ao superior) e familiares provenientes de diferentes camadas sociais. Depreende-se do conjunto de trabalhos pesquisados que a origem social, o capital cultural dos familiares do aluno e a relação da família com a escola compõem fatores relevantes nas trajetórias de escolarização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, A. M. F.; NOGUEIRA, M. A. (Org.). A escolarização das elites: um panorama internacional da pesquisa. Petrópolis: Vozes, 2002.

ALMEIDA, A. Ultrapassando o pai: herança cultural restrita e competência escolar. In: NOGUEIRA, M. A.; ROMANELLI, G.; ZAGO, N. (Org.). Família & Escola: trajetórias de escolarização em camadas médias e populares. p. 83-97. Petrópolis: Vozes, 2000.

BOURDIEU, P. Futuro de classe e causalidade do provável. In: NOGUEIRA, M. A. e CATANI, A. (Org.). Escritos de educação. p. 83-126. Petrópolis: Vozes, 1998.

BOURDIEU, P.; CHAMPAGNE, P. Os excluídos do interior. In: NOGUEIRA, M. A. e CATANI, A. (Org.). Escritos de educação. p. 218-227. Petrópolis: Vozes, 1998.

BOURDIEU, P.; PASSERON, J-C. La Reproduction: Éléments pour une théorie du système d'enseignement. Paris: Minuit, 1970.

BOURDIEU, P.; PASSERON, J-C. Les héritiers: les étudiants et la culture. Paris: Minuit, 1964.

BRANDÃO, Z. Entre questionários e entrevistas. In: NOGUEIRA, M. A.; ROMANELLI, G.; ZAGO, N. (Org.). Família & Escola: trajetórias de escolarização em camadas médias e populares. p. 173-183. Petrópolis: Vozes, 2000.

CARLES, P. La sociologie est un sport de combat. França: Cara M.: 2h26 p. 2001.

D’ÁVILA, J. L. P. Trajetória escolar: investimento familiar e determinação de classe. Educ. Soc., Campinas, v. 19, n. 26, p. 31-63, abr. 1998.

LAHIRE, B. Sucesso escolar nos meios populares: as razões do improvável. São Paulo: Ática, 1997.

LELIS, I. O significado da experiência escolar para segmentos das camadas médias. Cad. Pesqui., São Paulo, v. 35, n. 125, p. 137-160, maio/ago. 2005.

MASSI, L.; VILLANI, A.; MUZZETI, L. R. Trajetórias escolares de ingressantes do curso de licenciatura em Química de uma universidade particular paulista. VII Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação em Ciências. Florianópolis: ABRAPEC, p. 1-12, 2009.

MASSI, L.; VILLANI, A.; MUZZETI, L. R. Análise comparativa de perfis e histórias de escolarização de licenciandos em Química de universidade pública e particular. IX Colóquio sobre questões curriculares e V Colóquio Luso Brasileiro. n. 9, 2010. Atas... Porto: Universidade do Porto, 2010. p. 5472-5483, 2010.

MUZZETI, L. R. A pluralidade das estratégias de reprodução: a luta pela longevidade escolar no espaço social universitário. In: SOUZA, C. B. G.; RIBEIRO, P. R. M. (Org.). Desafios educacionais para o século XXI: Contribuições dos contextos espanhol e brasileiro. Araraquara: Laboratório Editorial da Faculdade de Ciências e Letras - UNESP, 2010.

MUZZETI, L. R. Trajetória social, dote escolar e mercado matrimonial: um estudo de normalistas formadas em São Carlos nos anos 40. 1997. 174p. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, São Carlos, 1997.

MUZZETI, L. R. Trajetórias escolares de professoras primárias formadas em São Carlos nos anos 40. 1992. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, São Carlos, 1992.

NOGUEIRA, C. M. M. Dilemas na análise sociológica de um momento crucial das trajetórias escolares: o processo de escolha do curso superior. 2004. 396p. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Belo Horizonte, 2004.

NOGUEIRA, C. M. M.; PEREIRA, F. G. O gosto e as condições de sua realização: a escolha por pedagogia entre estudantes com perfil social e escolar mais elevado. Educ. Rev., Belo Horizonte, v. 26, n. 3, p. 15-38, dez. 2010.

NOGUEIRA, M. A. Estratégias de escolarização em famílias de empresários. In: ALMEIDA, A. M. F.; NOGUEIRA, M. A. (Org.). A escolarização das elites: um panorama internacional da pesquisa. p. 49-65. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.

NOGUEIRA, M. A. Família e escola na contemporaneidade: os meandros de uma relação. Educ. Real., Porto Alegre, v. 31, n. 2, p. 155-170, jul./dez. 2006.

NOGUEIRA, M. A. Favorecimento econômico e excelência escolar: um mito em questão. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, n. 26, p. 133-144, ago. 2004.

NOGUEIRA, M. A. Trajetórias escolares, estratégias culturais e classes sociais: notas em vista da construção do objeto de pesquisa. Teoria e Educação, Porto Alegre, v. 3, n. 3, p. 89-112, 1991.

NOGUEIRA, M. A. A construção da excelência escolar: um estudo de trajetórias feito com estudantes universitários provenientes das camadas médias intelectualizadas. In: NOGUEIRA, M. A.; ROMANELLI, G.; ZAGO, N. (Org.). Família & Escola: trajetórias de escolarização em camadas médias e populares. p.127-154. Petrópolis: Vozes, 2000.

NOGUEIRA, M. A. Classes médias e escola: novas perspectivas de análise. Currículo sem Fronteiras, v. 10, n. 1, p. 213-231, jan./jun. 2010.

NOGUEIRA, M. A. Famílias de camadas médias e a escola: bases preliminares para um objeto em construção. Educ. Real., Porto Alegre, v. 20, n. 1, p. 9-25, jul./dez. 1995.

OLIVEIRA, E.; ALVARENGA, M. Juventudes e escolarização: Trajetórias escolares de jovens em espaço social de periferia urbana. VIII Jornadas de Sociología de la UNLP, 3 al 5 de diciembre de 2014, Ensenada, Argentina. En Memoria Académica, 2014. Disponível em: <http://www.memoria.fahce.unlp.edu.ar/trab_eventos/ev.4395/ev.4395.pdf>. Acesso em: 22 nov. 2016.

OLIVEIRA, L. F.; PORTES, É. A. Ascensão e distanciamento na trajetória social, escolar e profissional de um jovem das camadas populares. Perspectiva, Florianópolis, v. 32, n. 3, p. 1145-1164, jun. 2014.

PAIXÃO, L. P.; ZAGO, N. (org.). Sociologia da educação: pesquisa e realidade brasileira. Petrópolis: Vozes, 2007.

PIOTTO, D. C. Trajetórias escolares prolongadas nas camadas populares. Cad. Pesqui., São Paulo, v. 38, n. 135, p. 701-727, set./dez. 2008.

PORTES, É. A. O trabalho escolar das famílias populares. In: NOGUEIRA, M. A.; ROMANELLI, G.; ZAGO, N. (Org.). Família & Escola: trajetórias de escolarização em camadas médias e populares. p.63-80. Petrópolis: Vozes, 2000.

PORTES, É. A. Trajetórias escolares e vida acadêmica do estudante pobre da UFMG: um estudo a partir de cinco casos. 2001. 272p. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2001.

PRADO, C. L. Em busca do primeiro mundo: intercâmbios culturais como estratégias educativas familiares. In: NOGUEIRA, M. A.; ROMANELLI, G.; ZAGO, N. (Org.). Família & Escola: trajetórias de escolarização em camadas médias e populares. p.157-170. Petrópolis: Vozes, 2000.

PRESTA, S.; ALMEIDA, A. M. F. Fronteiras imaginadas: experiências educativas e construção das disposições quanto ao futuro por jovens dos grupos populares e médios. Educ. Soc., Campinas, v. 29, n. 103, p. 401-424, ago. 2008.

ROCHEX, J-I. Le sens de l’experience scolaire: entre activité et subjectivité. Paris: Presses Universitaires de France, 1995.

ROMANELLI, G. Famílias de camadas médias e escolarização superior dos filhos: o estudante-trabalhador. In: NOGUEIRA, M. A.; ROMANELLI, G.; ZAGO, N. (Org.). Família & Escola: trajetórias de escolarização em camadas médias e populares. p. 101-123. Petrópolis: Vozes, 2000.

ROMANELLI, G. O significado da educação superior para duas gerações de famílias de camadas médias. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 76, n. 184, p. 445-476, 1995.

ROMANELLI, G.; NOGUEIRA, M. A.; ZAGO, N. (Org.). Família & Escola: novas perspectivas de análise. Petrópolis: Vozes, 2013.

SANTOS, L. L. C. P.; DIAS, R. L. C. Trajetórias escolares e prática profissional de docentes das camadas populares. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v. 18, n. 52, p. 49-64, mar. 2013.

SETTON, M. D. G. J. A divisão interna do campo universitário: uma tentativa de classificação. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 80, n. 196, p. 451-471, 1999.

SETTON, M. D. G. J. Família, escola e mídia: um campo com novas configurações. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 28, n. 1, p. 107-116, jan. /jun. 2002.

SOUZA, F. C. Desvendando práticas familiares e escolares a partir das relações de gênero: uma reflexão sobre a educação de meninos e meninas. 2007. 221p. Tese (Doutorado em Educação Escolar). Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2007.

SOUZA, P. R. A universidade e a crise da educação. Revista USP, São Paulo, n. 8, p. 27-32, 1990-1991.

SUFICIER, D. M. Retratos sociológicos de estudantes de Pedagogia: o caso da FCL/Ar. Araraquara, UNESP-FCLAR, 2013. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Universidade Estadual Julio de Mesquita, 2013.

VIANA, M. J. B. Longevidade escolar em famílias de camadas populares: algumas condições de possibilidade. 1998. 266 (Doutorado). Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.

VIANA, M. J. B. Longevidade escolar em famílias de camadas populares: algumas condições de possibilidade. In: NOGUEIRA, M. A.; ROMANELLI, G.; ZAGO, N. (Org.). Família & Escola: trajetórias de escolarização em camadas médias e populares. p. 47-80. Petrópolis: Vozes, 2000.

ZAGO, N. Processos de escolarização nos meios populares: as contradições da obrigatoriedade escolar. In: NOGUEIRA, M. A.; ROMANELLI, G.; ZAGO, N. (Org.). Família & Escola: Trajetórias de escolarização em camadas médias e populares. p. 19-43. Petrópolis: Vozes, 2000.

ZAGO, N. Do acesso à permanência no ensino superior: percursos de estudantes universitários de camadas populares. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v. 11, n. 32, p. 226-370, ago. 2006.

Downloads

Publicado

05/07/2017

Como Citar

MASSI, L.; MUZZETI, L. R.; SUFICIER, D. M. A pesquisa sobre trajetórias escolares no Brasil. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. 3, p. 1854–1873, 2017. DOI: 10.21723/riaee.v12.n.3.2017.10364. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/10364. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos