Escola, multiletramentos e tecnologias na aula de Língua Portuguesa: reflexões a partir de um projeto sobre Youtubers

Autores

  • Gabriela da Silva Bulla Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre – Rio Grande do Sul – Brasil. Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas e Programa de Pós-Graduação em Letras. Professora Adjunta de Português como Língua Adicional, Doutora em Linguística Aplicada.
  • Mariana Bulegon da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul https://orcid.org/0000-0002-1064-1691

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n4.out./dez.2017.10592

Palavras-chave:

Ensino de Língua Portuguesa. Gêneros do discurso. Multiletramentos. YouTube. Audiovisual.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo refletir sobre escola, multiletramentos e tecnologias na sociedade contemporânea. Para tal, descrevemos e analisamos um projeto de aprendizagem realizado com uma turma do nono ano em aulas de Língua Portuguesa de uma escola pública de Porto Alegre, Brasil. O projeto enfocou gêneros do discurso multimodais como vídeo de Youtuber e dissertação escrita. Destacamos a importância do trabalho com a promoção de multiletramentos na escola que esteja comprometida com a formação de cidadãos capazes de circular criticamente pelas esferas ciberculturais e midiáticas inerentes à sociedade em rede.

 

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Biografia do Autor

Mariana Bulegon da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

É graduanda de Licenciatura em Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas - Língua Espanhola e Respectivas Literaturas. Tem experiência com ensino de língua estrangeira, língua portuguesa, ensino de Português como Língua adicional e elaboração de material didático, tradução e revisão de textos. 


Contato: (51) 997803862


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Publicado

15/10/2017

Como Citar

BULLA, G. da S.; DA SILVA, M. B. Escola, multiletramentos e tecnologias na aula de Língua Portuguesa: reflexões a partir de um projeto sobre Youtubers. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. 4, p. 1984–1997, 2017. DOI: 10.21723/riaee.v12.n4.out./dez.2017.10592. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/10592. Acesso em: 15 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos