A colaboração facilitando o processo de difusão das experiências vividas no programa professores para o futuro: relatos de experiências
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.nesp1.v13.2018.11456Palavras-chave:
Aprendizagem ativa, Colaboração, Educação finlandesa.Resumo
Este trabalho faz um breve relato do processo de difusão dos conhecimentos adquiridos pelos professores brasileiros durante a fase final do curso na Finlândia: VET (Vocational Education and Training) Teachers for the Future - Professional Development Certificate - Cohort III (2016). Este processo teve como base a cooperação gerada entre diversos participantes do programa. Para poder realizar esta difusão foram planejadas e executadas palestras e oficinas sobre aprendizagem ativa e aprendizagem centrada no aluno que envolveram quinze professores e atingiram 407 participantes. Estas ações visaram levar nossos colegas a entender um pouco mais sobre como funciona a educação finlandesa e a construir caminhos para melhorar o ensino e aprendizagem em nossos Institutos. A metodologia utilizada baseou-se no estabelecimento de redes com os membros do grupo, bem como com outros colegas do VET III e do VET II, com o objetivo de gerar apoio às inovações propostas e à geração de novas ideias. Os resultados mostraram que mudanças na educação brasileira são possíveis, mas requerem um longo período de imersão em práticas ativas de aprendizagem.Downloads
Referências
MICHAEL, Joel. Where’s the evidence that active learning works? Advances in physiology education, v. 30, n. 4, p. 159-167, 2006.
ABEGG, Ilse.; BASTOS, Fábio da Purificação de; MÜLLER, Felipe Martins. Ensino-aprendizagem colaborativo mediado pelo wiki do Moodle. Educar em Revista, n. 38, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.