A colaboração facilitando o processo de difusão das experiências vividas no programa professores para o futuro: relatos de experiências

Marize Lyra Silva Passos, Azenaide Abreu Soares Vieira, Conceição de Maria Cardoso Costa

Resumo


Este trabalho faz um breve relato do processo de difusão dos conhecimentos adquiridos pelos professores brasileiros durante a fase final do curso na Finlândia: VET (Vocational Education and Training) Teachers for the Future - Professional Development Certificate - Cohort III (2016). Este processo teve como base a cooperação gerada entre diversos participantes do programa. Para poder realizar esta difusão foram planejadas e executadas palestras e oficinas sobre aprendizagem ativa e aprendizagem centrada no aluno que envolveram quinze professores e atingiram 407 participantes. Estas ações visaram levar nossos colegas a entender um pouco mais sobre como funciona a educação finlandesa e a construir caminhos para melhorar o ensino e aprendizagem em nossos Institutos. A metodologia utilizada baseou-se no estabelecimento de redes com os membros do grupo, bem como com outros colegas do VET III e do VET II, com o objetivo de gerar apoio às inovações propostas e à geração de novas ideias. Os resultados mostraram que mudanças na educação brasileira são possíveis, mas requerem um longo período de imersão em práticas ativas de aprendizagem.

Palavras-chave


Aprendizagem ativa; Colaboração; Educação finlandesa.

Texto completo:

PDF

Referências


MICHAEL, Joel. Where’s the evidence that active learning works? Advances in physiology education, v. 30, n. 4, p. 159-167, 2006.

ABEGG, Ilse.; BASTOS, Fábio da Purificação de; MÜLLER, Felipe Martins. Ensino-aprendizagem colaborativo mediado pelo wiki do Moodle. Educar em Revista, n. 38, 2010.




DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.nesp1.v13.2018.11456



Direitos autorais 2018 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação

 

Rev. Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, SP, Brasil, e-ISSN: 1982-5587

DOI Prefix: 10.21723/riaee

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.