A colaboração facilitando o processo de difusão das experiências vividas no programa professores para o futuro: relatos de experiências

Autores

  • Marize Lyra Silva Passos Instituto Federal do Espírito Santo (IFES)
  • Azenaide Abreu Soares Vieira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS)
  • Conceição de Maria Cardoso Costa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB)

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.nesp1.v13.2018.11456

Palavras-chave:

Aprendizagem ativa, Colaboração, Educação finlandesa.

Resumo

Este trabalho faz um breve relato do processo de difusão dos conhecimentos adquiridos pelos professores brasileiros durante a fase final do curso na Finlândia: VET (Vocational Education and Training) Teachers for the Future - Professional Development Certificate - Cohort III (2016). Este processo teve como base a cooperação gerada entre diversos participantes do programa. Para poder realizar esta difusão foram planejadas e executadas palestras e oficinas sobre aprendizagem ativa e aprendizagem centrada no aluno que envolveram quinze professores e atingiram 407 participantes. Estas ações visaram levar nossos colegas a entender um pouco mais sobre como funciona a educação finlandesa e a construir caminhos para melhorar o ensino e aprendizagem em nossos Institutos. A metodologia utilizada baseou-se no estabelecimento de redes com os membros do grupo, bem como com outros colegas do VET III e do VET II, com o objetivo de gerar apoio às inovações propostas e à geração de novas ideias. Os resultados mostraram que mudanças na educação brasileira são possíveis, mas requerem um longo período de imersão em práticas ativas de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Azenaide Abreu Soares Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS)

Professora Pesquisadora do Programa MAES. Participante do Programa VET III – Teachers for the Future e do Programa FiTT – Finnish Training Trainners. Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual de São Paulo

Conceição de Maria Cardoso Costa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB)

Professora-pesquisadora do Programa MAES. Doutora em Geotecnia pela Universidade Federal de Brasília. Participante do Programa VET III – Teachers for the Future

Referências

MICHAEL, Joel. Where’s the evidence that active learning works? Advances in physiology education, v. 30, n. 4, p. 159-167, 2006.

ABEGG, Ilse.; BASTOS, Fábio da Purificação de; MÜLLER, Felipe Martins. Ensino-aprendizagem colaborativo mediado pelo wiki do Moodle. Educar em Revista, n. 38, 2010.

Downloads

Publicado

30/04/2018

Como Citar

PASSOS, M. L. S.; VIEIRA, A. A. S.; COSTA, C. de M. C. A colaboração facilitando o processo de difusão das experiências vividas no programa professores para o futuro: relatos de experiências. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, n. esp.1, p. 570–575, 2018. DOI: 10.21723/riaee.nesp1.v13.2018.11456. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11456. Acesso em: 5 dez. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência