Qualidade de ensino e eficiência em programas de Pós-graduação de distância: um estudo quantitativo em duas menções de mestrado em educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15i3.12662

Palavras-chave:

Satisfação, Educação a distância, Pesquisa, E-learning.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo principal conhecer o nível de satisfação dos estudantes a respeito do desempenho docente em programas de Pós-graduação a distância da Universidade Miguel de Cervantes, para isso, foi aplicada uma pesquisa de satisfação durante o desenvolvimento do programa. A respeito da metodologia, desenvolveu-se sob o método quantitativo, onde a pesquisa foi aplicada a cada ano durante o período de 2012-2015. Constam 17 perguntas que avaliam o nível de satisfação do aluno a respeito do serviço prestado pela plataforma online. De um universo de 58 estudantes, 52 responderam a pesquisa. Os resultados obtidos apontam uma satisfação geral com o programa a distância e com a plataforma, o que se evidencia no nível de satisfação e resposta positiva superior a 88%. Por fim, é possível dizer que as perguntas referidas a pontualidade têm 93,99% de avaliação positiva, enquanto o eixo qualidade dos conteúdos entregues apresenta 87,9% de satisfação.

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Biografia do Autor

Oscar Alfredo Rojas Carrasco, Universidad Miguel de Cervantes

Post Doctor en Finanzas, PhD en Economía y Finanzas, , Doctorando en Educación, Máster en educación, MBA, Ingeniero Comercial, Licenciado en Ciencias de la Administración, Académico, Dirección de Postgrado e Investigación, Universidad Miguel de Cervantes, Mac Iver 370, Santiago, Chile, 3460000, fono:+56951781005, Mail: oscar.rojas@umcervantesecontinua.cl,Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6739-5559 

Amely Dolibeth Vivas Escalante, Universidad Miguel de Cervantes (UMC), Santiago de Chile

Docente Académico-Investigador de la Universidad Miguel de Cervantes Santiago de Chile. Post-Doctorado en Estudios Libres; Doctora en Ciencias de la Educación, titulada en la Universidad Fermín Toro (UFT); Magister en Planificación Educativa de la Universidad Pedagógica Experimental Libertador (UPEL). Especialista en Evaluación Educacional en la Universidad Pedagógica Experimental Libertador (UPEL); Licenciada en Educación Mención Matemáticas, en la Universidad de Los Andes (ULA) Venezuela.

Genaro Moyano, Universidad Miguel de Cervantes (UMC), Santiago de Chile

Magister en Gestion Educativa, Postgrado en Lengua y Cultura, Periodista.

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Publicado

20/02/2020

Como Citar

ROJAS CARRASCO, O. A.; VIVAS ESCALANTE, A. D.; MOYANO, G. Qualidade de ensino e eficiência em programas de Pós-graduação de distância: um estudo quantitativo em duas menções de mestrado em educação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 3, p. 1039–1050, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15i3.12662. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12662. Acesso em: 28 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos