Qualidade de ensino e eficiência em programas de Pós-graduação de distância: um estudo quantitativo em duas menções de mestrado em educação
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v15i3.12662Palavras-chave:
Satisfação, Educação a distância, Pesquisa, E-learning.Resumo
O presente estudo tem como objetivo principal conhecer o nível de satisfação dos estudantes a respeito do desempenho docente em programas de Pós-graduação a distância da Universidade Miguel de Cervantes, para isso, foi aplicada uma pesquisa de satisfação durante o desenvolvimento do programa. A respeito da metodologia, desenvolveu-se sob o método quantitativo, onde a pesquisa foi aplicada a cada ano durante o período de 2012-2015. Constam 17 perguntas que avaliam o nível de satisfação do aluno a respeito do serviço prestado pela plataforma online. De um universo de 58 estudantes, 52 responderam a pesquisa. Os resultados obtidos apontam uma satisfação geral com o programa a distância e com a plataforma, o que se evidencia no nível de satisfação e resposta positiva superior a 88%. Por fim, é possível dizer que as perguntas referidas a pontualidade têm 93,99% de avaliação positiva, enquanto o eixo qualidade dos conteúdos entregues apresenta 87,9% de satisfação.Downloads
Referências
CARDOSO E., E. O.; CERECEDO M., M. T. Propuesta de indicadores para evaluar la calidad de un programa de posgrado en educación. Revista Electrónica de Investigación Educativa. v. 13, n. 2, 2011.
CARDOSO E., E. O. Evaluación de la organización académico-administrativa de tres programas de posgrado en educación con relación a los parámetros del CONACYT. Tesis doctoral publicada en la Escuela Superior de Comercio y Administración, del Instituto Politécnico Nacional, México, D. F. 2006.
DORREGO, E. Educación a distancia y evaluación del aprendizaje. Revista de Educación a Distancia. Murcia, España, año V, número monográfico VI, set. 2006. Disponível em: http://www.um.es/ead/red/M6/. Acesso em: jan. 2020.
GARCÍA, L. Historia de la educación a distancia. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, v. II, n. 1, p. 8-27, 1999. Disponível em: http://revistas.uned.es/index.php/ried/article/view/2084. Acesso em: jan. 2020.
GRAELLS, P. Los docentes: funciones, roles, competencias necesarias. Departamento de Pedagogía Aplicada, Facultad de Educación, UAB, 14 mar. 2004. (última versión revisada 07 de agosto de 2011)
Martínez, C. La educación a distancia: sus características y necesidad en la educación actual. Educación, v. XVII, n. 33, p. 7-27, set. 2008.
Maya, A. Orientaciones básicas sobre educación a distancia y la función tutorial. San José, Costa Rica: UNESCO, 1993.
UNESCO. Aprendizaje abierto y a distancia: consideraciones sobre tendencias, políticas y estrategias. París, Francia: UNESCO, 2002.
UNIVERSIDAD MIGUEL DE CERVANTES. Programas área educacional. 2018. Disponível em: https://umcervantesecontinua.cl/mag3.html. Acesso em: jan. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.