Desenvolvimento profissional docente na perspectiva da participação sindical: diálogos propositivos para qualificação do plano de carreira dos professores municipais de Santa Maria/RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15i1.13114

Palavras-chave:

Desenvolvimento profissional docente, Plano de carreira, Sindicato, Valorização profissional

Resumo

Este trabalho tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento profissional docente com vistas a qualificar a hora atividade, bem como evidenciar o protagonismo do sindicato nesse processo. Teve como objetivo compreender de que forma o Plano de Carreira do Magistério da Rede Municipal de Educação de Santa Maria/RS, a partir do direito a hora atividade pode contribuir no desenvolvimento profissional docente, bem como o sindicato pode se constituir protagonista nesse processo. A abordagem metodológica esteve baseada na Pesquisa Colaborativa (IBIAPINA, 2018) com construção dos dados a partir dos Círculos Dialógicos (HENZ,2015) e a compreensão e interpretação na perspectiva da Hermenêutica de (GADAMER,1999), bem como recorremos à análise documental. A pesquisa evidenciou a necessidade do cumprimento da Lei 11.738/08 que, além de um piso salarial básico, determina 1/3 da carga horária do professor destinada para atividades de planejamento de atividades e formação, preferencialmente, no contexto das escolas e transformar a escola e a sala de aula em ambiente de pesquisa e reflexão sobre a prática. Portanto, a defesa dos Planos de Carreira enquanto instrumento referencial para a luta dos docentes na efetivação da valorização profissional e garantia de direitos culminou construção de uma proposta para a Secretaria de Município da Educação a com estratégias para o Desenvolvimento Profissional Docente.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Martha Izabel Pauler Najar

Pedagoga pela Universidade Federal de Santa Maria UFSM, Psicopedagoga e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria. Professora da rede municipal de ensino em Santa Maria RS. Atualmente cedida no Sindicato dos Professores Municipais de Santa Maria RS

Elisiane Machado Lunardi, Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação.

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/PUCRS/RS (2012). Atualmente é professora Adjunta da Universidade Federal de Santa Maria no Departamento de Administração Escolar, atuando na graduação com as disciplinas de Pesquisa em Educação, Políticas Públicas, Gestão Educacional e Pesquisa em Educação. É professora credenciada no Programa e Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional e do Centro de Educação da UFSM, na Linha de Pesquisa 01: Políticas e gestão da escola básica.

Referências

ALMEIDA, Maria Isabel. Desenvolvimento profissional docente: uma atribuição que também é do sindicato Disponível em: http://23reuniao.anped.org.br/textos/0412t.PDF. Acesso em: 02 out. 2019.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm. Acesso em: 17 out. 2019.

BRASIL. Lei nº 11.738/08. Regulamenta a alínea “e” do inciso III do caput do art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o Piso Salarial Profissional Nacional para os Profissionais do Magistério Público da Educação Básica. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11738.htm. Acesso em: 15 out. 2019.

BRASIL. Lei nº 9.394/96. Estabelece as Diretrizes e Bases para a Educação Nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em: 15 out. 2019.

BRASIL. Lei nº 11.494//07. Regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/lei/l11494.htm. Acesso em 12 out. 2019.

BRASIL. Lei nº 13.005/14. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/_Ato2011-2014/2014/Lei/L13005.htm. Acesso em: 15 out. 2019.

BRASIL. Parecer CNE/CEB nº 18/2012, que trata da implantação da Lei nº 11.738/2008, que institui o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da Educação Básica. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=11795-pceb018-12&category_slug=setembro-2012-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 15 out. 2019.

CHIZZOTTI, Antônio. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. Petropolis, RJ: Vozes, 2006.

CRUZ, José Anderson Santos; BERMEJO, Lucas Justiniano. Dossiê Tecnologias e educação: novos olhares e percepções. Revista on line de Política e Gestão Educacional, [S.l.], p. 578-581, oct. 2017. ISSN 1519-9029. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/10421/6794. Acesso em: 17 feb. 2020. doi:https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n.esp1.out.2017.10421.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17 ed. São Paulo: Paz e Terra. 1987.

GADAMER, Hans-Georg. Verdade e Método: traços fundamentais de uma

hermenêutica filosófica. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.

GARCIA, Carlos Marcelo. Formação de professores para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora. 1999.

HENZ, Celso Ilgo.; TONIOLO, Joze Medianeira dos Santos Andrade. Orgs. Dialogus: círculos dialógicos, humanização e auto(trans)formação de professores. São Leopoldo: Oikos. 2015.

HENZ, Celso Ilgo; FREITAS, Larissa Martins; SILVEIRA, Melissa Noal da. Círculos dialógicos investigativos-formativos: uma metodologia de pesquisa inspirada nos círculos de cultura freireanos. Perspectiva – Revista do Centro de Ciências da Educação, Florianópolis, v. 36, n. 3, p. 835-850, jul./set., 2018. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175795X.2018v36n3p835/pdf_1. Acesso em: 16 out. 2019

IBIAPINA, Ivana Maria Lopes de Melo. Pesquisa colaborativa: investigação, formação e produção de conhecimento. Brasília: Liber livro. 2008.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9 ed. São Paulo: Cortez. 2011.

NÓVOA, António. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, António. Os professores e sua formação. 2 ed. Lisboa: publicações dom quixote instituto de inovação educacional, Nova Enciclopédia, 1995.

NÓVOA, António. Professores: imagens do futuro presente. Portugal: Fora de Coleção, 2009.

ROZEK, Marlene. As contribuições de Hans-Georg Gadamer para a formação de professores. In: Anais [...]SEMINÁRIO ANPED SUL. 9 ed, Caxias do Sul, 2012. Caxias do Sul: ANPEd, 2012. Disponível em: <http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/ anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/851/512&gt. Acesso em: 5 jul. 2019.

SANTA MARIA. Lei Municipal Nº 4.696/03. Estabelece o Plano de Carreira dos Professores Municipais. Disponível em: http://www.santamaria.rs.gov.br/docs/Pub_23080226-66.pdf. Acesso em: 25 jun. 2018.

SARTORI, Dulcegleika Villas Boas; BERMEJO, Lucas Justiniano; TANAKA, Érika Zambrano; SANTOS CRUZ, José Anderson; CAPETTI, Leonel; FERREIRA, LArissa Ribeiro. Estudo analítico de publicações sobre EaD na educação especial como ferramenta pedagógica. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, [S.l.], p. 862-883, mar. 2017. ISSN 1982-5587. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/9825. Acesso em: 17 feb. 2020. doi:https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n2.9825.

TOSO, Carine; CERUTTI,Elisabete CERUTTI; GRANDI, Suzete. SANTOS CRUZ, José Anderson. A tecnologia assistiva no ensino superior: reflexões sobre seu uso para alunos ouvintes e surdos. Revista on line de Política e Gestão Educacional, [S.l.], p. 1065-1080, dec. 2018. ISSN 1519-9029. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/11874/7853. Acesso em: 17 feb. 2020. doi:https://doi.org/10.22633/rpge.v22i3.11874.

Publicado

02/01/2020

Como Citar

PAULER NAJAR, M. I.; MACHADO LUNARDI, E. Desenvolvimento profissional docente na perspectiva da participação sindical: diálogos propositivos para qualificação do plano de carreira dos professores municipais de Santa Maria/RS. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 1, p. 189–205, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15i1.13114. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13114. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos