A gestão educacional nos planos de educação: do nacional ao municipal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15iesp.1.13345

Palavras-chave:

Política educacional, PNE, PEE, PME, Meta 19.

Resumo

Este trabalho objetiva analisar a gestão educacional nos Planos de Educação, com especial atenção aos Planos Nacionais de Educação (2001-2011 a 2014-2024) que orientam a elaboração e adequação dos Planos Estaduais e Municipais de Educação. Ao considerar que o PNE (2014-2024) exigiu o alinhamento entre os Planos de Educação no âmbito estadual, distrital e municipal, trabalhou-se com pesquisa bibliográfica e documental. Constatou-se que a elaboração ou adequação dos Planos Estaduais e Municipais de Educação não expressou alterações consideráveis em relação as suas especificidades e a maioria deles apresenta uma reescrita da meta 19 do PNE (2014-2014). A situação em tela revelou que mesmo sendo prevista a construção dos PEEs e PMEs pelos estados e municípios, considerando as suas singularidades locais, eles não a realizaram no que se refere à gestão democrática. Na construção dos planos educacionais ocorreu ainda uma disputa pela hegemonia do pensamento educacional, o que implica diretamente na elaboração da concepção de gestão educacional.

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Biografia do Autor

Andréia Vicência Vitor Alves, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados - MS

Docente do Programa de Pós-graduação em Educação. Doutora em Educação.

Andrêssa Gomes de Rezende Alves, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Mundo Novo - MS

Docente da Unidade Universitária de Mundo Novo. Doutora em Educação.

Elis Regina dos Santos Viegas, Secretaria Municipal de Educação de Dourados (SEMED), Dourados - MS

Técnica Pedagógica do Núcleo de Educação Infantil. Doutora em Educação.

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Publicado

04/03/2020

Como Citar

ALVES, A. V. V.; REZENDE ALVES, A. G. de; VIEGAS, E. R. dos S. A gestão educacional nos planos de educação: do nacional ao municipal. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. esp.1, p. 719–734, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15iesp.1.13345. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13345. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Seção Temática - Planos de educação: processos, condições e situações