Política pública de assistência estudantil no Ensino Superior: o Programa Bolsa Permanência na Universidade Federal da Grande Dourados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v16i2.13671

Palavras-chave:

Ensino Superior, Política pública de assistência estudantil, Programa de Bolsa Permanência

Resumo

Este trabalho tem por objetivo fazer um diagnóstico da gestão de planejamento e utilização do aporte financeiro concedido ao programa bolsa permanência da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Nesse sentido, procurar-se-á evidenciar como é feita a distribuição do recurso a fim de garantir o direito da assistência estudantil na instituição. A metodologia empregou a pesquisa qualitativa, com intuito de obter uma análise profunda do benefício dentro do contexto institucional da UFGD e, para isso, foram utilizados dados documentais para a construção do panorama gerencial da concessão de bolsas do programa bolsa permanência da UFGD. A assistência estudantil é potencialmente estratégica para democratização do acesso e permanência dos estudantes da UFGD, entretanto, o resultado da pesquisa culminou em sobra de recursos, o que poderia ser diagnosticado e corrigido pela gestão, caso houvesse o monitoramento e a avaliação das ações.

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Biografia do Autor

Adriana Carla Teixeira de Costa Brito, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados – MS

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação. Assistente em Administração da UFGD – Dourados (COGRAD/PROGRAD).

Kellcia Rezende Souza, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados – MS

Professora Adjunta atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação e no Programa de Pós-Graduação em Administração Pública. Doutorado em Educação Escolar (UNESP).

Vera Luci de Almeida, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados – MS

Docente Associada. Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC).

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Publicado

01/02/2021

Como Citar

BRITO, A. C. T. de C.; SOUZA, K. R.; ALMEIDA, V. L. de. Política pública de assistência estudantil no Ensino Superior: o Programa Bolsa Permanência na Universidade Federal da Grande Dourados. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. 2, p. 508–523, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16i2.13671. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13671. Acesso em: 12 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos