Política de responsabilização escolar (accountability school) e formação de professor: cenários e atores na avaliação educacional brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15i4.13887

Palavras-chave:

Política de responsabilização escolar (accountability school), Avaliação em larga escala, Responsabilização branda (low stakes), Responsabilização forte (high stakes).

Resumo

O instrumento da política de responsabilização são as avaliações em larga escala aplicadas pelos gestores nacionais, estaduais e municipais. O referido estudo objetiva realizar uma discussão sobre a formação de professores e a política de responsabilização escolar (accountability school) desenvolvida no Brasil, observando sua aplicabilidade na política de avaliação educacional. Realizamos uma abordagem bibliográfica e documental, fundamentado no pensamento dos estudiosos: Bonamino e Sousa (2012), Brooke (2006), Horta Neto (2010), Hoffmann (2005), Dias Sobrinho (2003), Pontual (2008), entre outros. O estudo evidenciou que no Brasil há três tipos de política de avaliação educacional; uma diagnóstica que não apresenta implicações a escola e ao currículo; outra de responsabilização branda (low stakes) que acarreta consequências simbólicas junto à escola e seus atores e a terceira classificada como responsabilização forte (high stakes), causando inferências junto a escola e seus atores.

Biografia do Autor

Luisa Xavier de Oliveira, Universidade Federal do Piauí (UFPI), Timon – MA

Docente. Doutorado em Educação (UFRJ).

Antonia Dalva França-Carvalho, Universidade Federal do Piauí (UFPI), Timon – MA

Professora Associada II e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutorado em Educação (UFC).

Andrezza Maria Batista do Nascimento Tavares, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Natal – RN

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional. Doutorado em Educação (UFRN).

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Publicado

02/07/2020

Como Citar

OLIVEIRA, L. X. de; FRANÇA-CARVALHO, A. D.; TAVARES, A. M. B. do N. Política de responsabilização escolar (accountability school) e formação de professor: cenários e atores na avaliação educacional brasileira. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 4, p. 2049–2065, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15i4.13887. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13887. Acesso em: 5 mar. 2021.