Política de responsabilização escolar (accountability school) e formação de professor: cenários e atores na avaliação educacional brasileira
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v15i4.13887Palavras-chave:
Política de responsabilização escolar (accountability school), Avaliação em larga escala, Responsabilização branda (low stakes), Responsabilização forte (high stakes).Resumo
O instrumento da política de responsabilização são as avaliações em larga escala aplicadas pelos gestores nacionais, estaduais e municipais. O referido estudo objetiva realizar uma discussão sobre a formação de professores e a política de responsabilização escolar (accountability school) desenvolvida no Brasil, observando sua aplicabilidade na política de avaliação educacional. Realizamos uma abordagem bibliográfica e documental, fundamentado no pensamento dos estudiosos: Bonamino e Sousa (2012), Brooke (2006), Horta Neto (2010), Hoffmann (2005), Dias Sobrinho (2003), Pontual (2008), entre outros. O estudo evidenciou que no Brasil há três tipos de política de avaliação educacional; uma diagnóstica que não apresenta implicações a escola e ao currículo; outra de responsabilização branda (low stakes) que acarreta consequências simbólicas junto à escola e seus atores e a terceira classificada como responsabilização forte (high stakes), causando inferências junto a escola e seus atores.Downloads
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