Desenvolvimento das competências cognitivas próprias das artes cênicas na sala de aula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15iesp4.14520

Palavras-chave:

Música, Dança, Teatro, Habilidades cognitivas e não cognitivas, Educação

Resumo

A memória, a atenção, a escuta ativa e o trabalho em equipe são habilidades exercidas em alto nível nas artes cênicas. Os dançarinos são capazes de lembrar coreografias, seus movimentos, suas posições e deslocamentos no espaço, ao mesmo tempo que ouvem e acompanham a música e o resto do corpo de baile. Um músico memoriza ou lê a partitura, previamente estudada, enquanto a executa, atendendo aos requisitos técnicos e expressivos: ele está atento ao resto dos membros da orquestra e ao maestro. Os atores expressam o significado de um texto memorizado enquanto interagem com o resto do elenco, com os objetos cenográficos e com o próprio espaço cênico. O objetivo deste artigo é, a partir da análise das estratégias de aprendizagem e ação das diferentes disciplinas, projetar uma metodologia de aplicação em sala de aula que permita o desenvolvimento dessas habilidades.

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Biografia do Autor

Marina Barba Dávalos, Universidad de Alcalá (UAH), Guadalajara

Profesora Asociada del Departamento de Ciencias de la Educación.

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Publicado

01/12/2020

Como Citar

BARBA DÁVALOS, M. Desenvolvimento das competências cognitivas próprias das artes cênicas na sala de aula. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. esp4, p. 2727–2740, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15iesp4.14520. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14520. Acesso em: 21 nov. 2024.