Desenvolvimento das competências cognitivas próprias das artes cênicas na sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v15iesp4.14520Palavras-chave:
Música, Dança, Teatro, Habilidades cognitivas e não cognitivas, EducaçãoResumo
A memória, a atenção, a escuta ativa e o trabalho em equipe são habilidades exercidas em alto nível nas artes cênicas. Os dançarinos são capazes de lembrar coreografias, seus movimentos, suas posições e deslocamentos no espaço, ao mesmo tempo que ouvem e acompanham a música e o resto do corpo de baile. Um músico memoriza ou lê a partitura, previamente estudada, enquanto a executa, atendendo aos requisitos técnicos e expressivos: ele está atento ao resto dos membros da orquestra e ao maestro. Os atores expressam o significado de um texto memorizado enquanto interagem com o resto do elenco, com os objetos cenográficos e com o próprio espaço cênico. O objetivo deste artigo é, a partir da análise das estratégias de aprendizagem e ação das diferentes disciplinas, projetar uma metodologia de aplicação em sala de aula que permita o desenvolvimento dessas habilidades.
Downloads
Referências
BARBACCI, R. Educación de la memoria musical. Buenos Aires: Ricordi, 1965.
HANSEN, M.; WALLENTIN, M.; VUUST, P. Working memory and musical competence of musicians and non-musicians. Psychology of Music, v. 41, n. 6, p. 779-793, 2012.
HELMBOLD, N.; RAMMSAYER, T.; ALTENMÜLLER, E. Differences in primary mental abilities between musicians and non-musicians. Journal of Individual Differences, v. 26, n. 2, p. 74-85, 2005.
HILLE, A.; SCHUPP, J. How learning a musical instrument affects the development of skills. Economics of Education Review, Amsterdam, n. 44, p. 56-82, 2015.
JAKOBSON, L. S.; LEWYCKY, S. T.; KILGOUR, A. R.; STOESZ, B. M. Memory for verbal and visual material in highly trained musicians. Music Perception, v. 26, n. 1, p. 41-55, 2008.
LEE, Y.; LU, M.; KO, H. Effects of skill training on working memory capacity. Learning and Instruction, n. 17, p. 336-344, 2007.
NOICE, H.; NOICE, T. Learning dialogue with and without movement. Memory and Cognition, v. 29, n. 6, p. 820-828, 2001.
PEÑALBA, A. La defensa de la educación musical desde las neurociencias. Revista Electrónica Complutense de Investigación en Educación Musical, n. 14, p. 109-127, 2017.
PETERSON, A.D. The impact of neuroscience on music education advocacy and philosophy. Arts Education Policy Review, v. 112, n. 4, p. 206-213, 2011.
RIBEIRO, F. S.; SANTOS, F. H. Musical training and working memory span in beginners, veterans and with no musical knowledge children. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 25, n. 3, p. 559-567, 2012.
WILLIAMON, A.; EGNER, T. Memory structures for encoding and retrieving a piece of music: an ERP investigation. Cognitive Brain Research, n. 22, p. 36-44, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Marina Barba Dávalos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.