Desafios de implementação e reforma no Ensino Médio

O caso do Ceará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17iesp.3.16608

Palavras-chave:

Ensino médio, Diversificação da oferta, Reforma do Ensino Médio, Desigualdades de oportunidades

Resumo

Este artigo objetiva fomentar uma reflexão acerca da complexa articulação entre a formulação e implementação de políticas no contexto educacional cearense. De abordagem qualitativa e quantitativa e de natureza descritiva e explicativa, constitui-se um estudo de caso e discute os três principais tipos de oferta – ensino médio regular, ensino médio integrado à educação profissional e ensino médio em tempo integral – apresentando dados sobre a distribuição de matrículas nos últimos sete anos. Argumenta-se que o modelo implementado contribui para a manutenção e aprofundamento de desigualdades educacionais no interior da rede, criando subredes com status distintos. Para além dessas reflexões, são feitas considerações sobre o desafio da reforma desta etapa da educação básica, diante de uma realidade de 74 municípios cearenses que possuem apenas uma escola de ensino médio. Passados cinco anos da aprovação da lei nacional de reforma do ensino médio, sua implementação revela-se improvável em parte significativa do território cearense.

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Biografia do Autor

Sofia Lerche Vieira , Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza – CE – Brasil

Professora titular. Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade (PUC/SP).

Francisca Rejane Bezerra Andrade, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza – CE – Brasil

Professora Associada. Doutorado em Educação (USP).

Eloisa Maia Vidal, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza – CE – Brasil

Professora Associada do Programa de Pós-graduação em Educação. Doutorado em Educação (UFC).

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Publicado

30/11/2022

Como Citar

VIEIRA , S. L.; ANDRADE, F. R. B.; VIDAL, E. M. Desafios de implementação e reforma no Ensino Médio: O caso do Ceará. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. n. esp. 3, p. 2235–2253, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17iesp.3.16608. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16608. Acesso em: 25 dez. 2024.