Comunicação organizacional interna como fator determinante no desempenho do trabalho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17i4.17497

Palavras-chave:

Comunicação, Organizacional interno, Atuação, Trabalho

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi determinar a comunicação organizacional interna como fator determinante no desempenho profissional dos professores da Escolas Munipal-Chile. A metodologia utilizada foi enquadrada na abordagem quantitativa com um tipo de pesquisa básica e um desenho não experimental. A população foi constituída por 63 professores. A técnica utilizada foi a survey e um questionário com escala do tipo Likert com três categorias de resposta: Concordo, Neutro e Discordo. Os achados se concentraram na ausência de comunicação organizacional interna eficaz, reuniões virtuais e a necessidade de aprofundar o desempenho no trabalho. Como conclusão, especifica-se a necessidade predominante de fortalecer a comunicação interna na instituição em estudo, visto que a equipe gestora tem negligenciado o processo de transmissão de informações relacionadas ao apoio pedagógico, diálogos abertos e clima harmonioso.

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Biografia do Autor

Amely Vivas, Universidade Miguel de Cervantes (UMC), Santiago – Chile

Pós-doutorado em Estudos Livres. Doutorado em Ciências da Educação e Mestrado em Planejamento Educacional.

Doris Solis, Universidade Miguel de Cervantes (UMC), Santiago – Chile

Mestrado em Gestão e Liderança em Educação. Bacharel em Educação Integral com especialização em Espanhol e Literatura e Ciências Sociais.

Jennifer Quiñonez, Universidade Miguel de Cervantes (UMC), Santiago – Chile

Mestrado em Ciências do Ensino Superior com especialização em Ensino Universitário, Bacharel em Educação Integral.

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Publicado

30/12/2022

Como Citar

VIVAS, A.; SOLIS, D.; QUIÑONEZ, J. Comunicação organizacional interna como fator determinante no desempenho do trabalho. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 4, p. 2937–2953, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17i4.17497. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17497. Acesso em: 4 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos