Da teoria à prática textual no Ensino Médio

Desafios e perspectivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.17692

Palavras-chave:

Ensino médio, Produção textual, Proficiência escritora

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que investigou a concepção de texto e produção textual no Ensino Médio. O estudo identificou limitações e potencialidades na escrita dos alunos por meio da observação em sala de aula, entrevistas, análises de produções textuais e outras abordagens metodológicas. A pesquisa utilizou uma metodologia qualitativa que envolveu pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Os resultados revelaram que as práticas pedagógicas nas aulas de produção textual ainda reproduzem um ambiente de ensino-aprendizagem com condições de produção artificiais e descontextualizadas, típicas da atividade de redação escolar.

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Biografia do Autor

Glícia Juliana Leandro Lemos, Secretaria de Educação de Minas Gerais

Professora de Língua Portuguesa e Redação da Rede Estadual de Educação de Minas Gerais. Mestrado em educação (FMG).

Suzana dos Santos Gomes, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG). Pós Doutora em Educação pela Universidade de Lisboa (U.L) e Universidade de São Paulo (USP).

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Publicado

04/05/2023

Como Citar

LEMOS, G. J. L.; GOMES, S. dos S. Da teoria à prática textual no Ensino Médio: Desafios e perspectivas. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, p. e023029, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.17692. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17692. Acesso em: 13 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos