Motivação para aprender e causas de evasão de estudantes de ciências da saúde
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.17942Palavras-chave:
Motivação, Evasão escolar, Estudantes de Ciências da SaúdeResumo
Este estudo objetivou correlacionar os motivos de evasão com a motivação para aprender de estudantes de ciências da saúde e correlacionar a motivação para aprender e os motivos de evasão com a idade, sexo e horas de sono. Realizou-se um estudo transversal quantitativo. Participaram 481 estudantes. Foram encontradas correlações entre motivação para aprender e os motivos de evasão (r=-0,25; p=0,00); entre a idade e a motivação extrínseca (r=-0,15; p≤0,00), motivação intrínseca (r=0,11; p=0,01), e o motivo de evasão relacionado ao suporte (r=0,09; p≤0,05); entre a variável horas de sono e os motivos de evasão relacionado as questões institucionais (r=0,15; p≤0,00), vocacionais (r=-0,10; p=0,02), e desempenho (r=0,11; p=0,01). Concluiu-se que os estudantes demonstraram boa motivação geral para aprender e tendência baixa a moderada para evasão. A motivação influenciou positivamente e diminuiu a intensidade dos motivos para evasão.
Downloads
Referências
ARAUJO, A. C. C.; SILVA, T. F. C.; PEDERNEIRAS, M. M. M. Percepção de docentes acerca da evasão universitária. Regae - Revista de Gestão, Avaliação e Educação, Santa Maria, RS, v. 11, n. 20, p. 1-20, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/68968. Acesso em: 03 jul. 2023.
AMBIEL, R. A. M. Construção da escala de motivos para evasão do Ensino Superior. Avaliação Psicológica, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 41-52, 2015. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-04712015000100006&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 03 jul. 2023.
BARROS, M. S. P.; WILHELM, F. A. Caracterização das situações estressantes vivenciadas por jovens universitários no extremo norte do país. Revista Brasileira de Iniciação Científica, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 27-45, 2018.
BORUCHOVITCH, E. Escala de motivação para aprender de universitários (EMA-U): propriedades psicométricas. Avaliação Psicológica, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 127-134, 2008a. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/avp/v7n2/v7n2a03.pdf. Acesso em: 03 jul. 2023.
BORUCHOVITCH, E. A motivação para aprender de estudantes em cursos de formação de professores. Educação, [S. l.], v. 31, n. 1, p. 30-38, 2008b. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/2754. Acesso em: 03 jul. 2023.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Censo da educação superior 2021: notas estatísticas. Brasília, DF: Inep, 2022. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/notas_estatisticas_censo_da_educacao_superior_2021.pdf. Acesso em: 03 jul. 2023.
CAMPOS, L. H. R. et al. O FIES Contribui Para a Atratividade das Carreiras de Licenciaturas e da Saúde? Revista Brasileira de Economia, [S. l.], v. 74, n. 2, p. 139-153, abr./jun. 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbe/a/q563sVh9r8cHmjF6wKzb8nf/?lang=pt. Acesso em: 03 jul. 2023.
CASSIANO, C. et al. Desmotivação acadêmica: buscando compreender a realidade. REFACS, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 417-426, 2021. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/refacs/article/view/4577. Acesso em: 03 jul. 2023.
CORBUCCI, P.; KUBOTA, L.; MEIRA, A. Evolução da educação superior privada no Brasil: da reforma universitária de 1968 à década de 2010. Radar, [S. l.], v. 46, p. 7-12, ago. 2016. Disponível em: https://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/7066/1/Radar_n46_evolu%c3%a7%c3%a3o.pdf. Acesso em: 03 jul. 2023.
COSTA, F. J.; BISPO, M. S.; PEREIRA, R. C. F. Dropout and retention of undergraduate students in management: a study at a Brazilian Federal University. RAUSP Management Journal, São Paulo, v. 53, n. 1, p. 74-85, 2018. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2531048817300251?via%3Dihub. Acesso em: 03 jul. 2023.
CUNHA, J. V. A. et al. Quem está ficando para trás? Uma década de evasão nos cursos brasileiros de graduação em Administração de Empresas e Ciências Contábeis. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade - REPeC, Brasília, DF, v. 9, n. 2, p. 120-136, 2015. Disponível em: https://www.repec.org.br/repec/article/view/1141. Acesso em: 03 jul. 2023.
DECI, E. L.; RYAN, R. M. Self-Determination Theory: A Macrotheory of Human Motivation, Development, and Health. Canadian Psychology/Psychologie canadienne, [S. l.], v. 49, n. 3, p. 182-185, 2008. Disponível em: https://psycnet.apa.org/doiLanding?doi=10.1037%2Fa0012801. Acesso em: 03 jul. 2023.
EDGAR, S. et al. Student motivation to learn: is self-belief the key to transition and first year performance in an undergraduate health professions program? BMC Medical Education, [S. l.], v. 19, n. 111, 2019. Disponível em: https://bmcmededuc.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12909-019-1539-5. Acesso em: 03 jul. 2023.
FERRI, P. et al. Motivational factors for choosing the degree course in nursing: a focus group study with nursing students. Acta Biomedica, [S. l.], v. 87, n. 2, p. 19-27, 2016. Disponível em: https://www.mattioli1885journals.com/index.php/actabiomedica/article/view/5428. Acesso em: 03 jul. 2023.
GUIMARÃES, S. E. R.; BORUCHOVITCH, E. O estilo motivacional do professor e a motivação intrínseca dos estudantes: uma perspectiva da Teoria da Autodeterminação. Psicologia: Reflexão e Crítica, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 143-150, 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/prc/a/DwSBb6xK4RknMzkf5qqpZ6Q/?lang=pt. Acesso em: 03 jul. 2023.
KUKKONEN, P.; SUHONEN, R.; SALMINEN, L. Discontinued students in nursing education - Who and why? Nurse Education in Practice, [S. l.], v. 17, p. 67-73, 2016. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1471595315002115?via%3Dihub. Acesso em: 03 jul. 2023.
LEAL, E. A.; MIRANDA, G. J.; CARMO, C. R. S. Teoria da autodeterminação: uma análise da motivação dos estudantes do curso de ciências contábeis. Revista Contabilidade & Finanças, [S. l.], v. 24, n. 62, p. 162-173, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rcf/a/7kJthWCTGDsH4m8XHsbWCNp/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 03 jul. 2023.
MARÔCO, J. et al. Predictors of academic efficacy and dropout intention in university students: can engagement suppress burnout? PLoS One, [S. l.], v. 15, n. 10, e0239816, 2020. Disponível em: https://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0239816. Acesso em: 03 jul. 2023.
MARTINELLI, S. C.; BARTHOLOMEU, D. Escala de motivação acadêmica: uma medida de motivação extrínseca e intrínseca. Avaliação Psicológica, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 21-31, 2007. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/avp/v6n1/v6n1a04.pdf. Acesso: 03 jul. 2023.
MELLO, M. B.; LEME, M. I. Motivação de alunos dos cursos superiores de tecnologia. Psicologia Escolar e Educacional, [S. l.], v. 20, n. 3, p. 581-590, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/ZkhF34C4NwfmH85PWRkKz6R/?lang=pt. Acesso em: 03 jul. 2023.
OLIVEIRA, B. T.; SILVA, V. J. Teoria da autodeterminação na compreensão da motivação da aprendizagem de Química dos alunos da Educação de Jovens e Adultos. Revista Labore em Ensino de Ciências, Campo Grande, v. 1, n. 1, p. 109-127, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/labore/article/view/2866. Acesso em: 03 jul. 2023.
PAN, J.; ZAFF, J. F.; DONLAN, A. E. Social support and academic engagement among reconnected youth: adverse life experiences as a moderator. Journal of Research on Adolescence, [S. l.], v. 27, n. 4, p. 890-906, 2017. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/jora.12322. Acesso em: 03 jul. 2023.
PATRICK, H.; WILLIAMS, G. C. Self-determination theory: its application to health behavior and complementarity with motivational interviewing. International Journal of Behavioral Nutrition and Physical Activity, [S. l.], v. 9, n. 18, p. 1-12, 2012. Disponível em: https://ijbnpa.biomedcentral.com/articles/10.1186/1479-5868-9-18. Acesso em: 03 jul. 2023.
ROMERO, J. R. Motivação para aprender e evasão de universitários: proposição de um programa de prevenção da evasão na graduação em saúde. 2021. 144 f. Tese (Doutorado em Ciências) – Universidade Guarulhos, Guarulhos, SP, 2021.
SALES, A.; BALBY, L.; CAJUEIRO, A. Exploiting academic records for predicting student DropOut: a case study in Brazilian higher education. Journal of Information and Data Management, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 166-180, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/jidm/article/view/343. Acesso em: 03 jul. 2023.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ana Cláudia Puggina, José Renato Romero, Alfredo Almeida Pina-Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.