Motivação para aprender e causas de evasão de estudantes de ciências da saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.17942

Palavras-chave:

Motivação, Evasão escolar, Estudantes de Ciências da Saúde

Resumo

Este estudo objetivou correlacionar os motivos de evasão com a motivação para aprender de estudantes de ciências da saúde e correlacionar a motivação para aprender e os motivos de evasão com a idade, sexo e horas de sono. Realizou-se um estudo transversal quantitativo. Participaram 481 estudantes. Foram encontradas correlações entre motivação para aprender e os motivos de evasão (r=-0,25; p=0,00); entre a idade e a motivação extrínseca (r=-0,15; p≤0,00), motivação intrínseca (r=0,11; p=0,01), e o motivo de evasão relacionado ao suporte (r=0,09; p≤0,05); entre a variável horas de sono e os motivos de evasão relacionado as questões institucionais (r=0,15; p≤0,00), vocacionais (r=-0,10; p=0,02), e desempenho (r=0,11; p=0,01). Concluiu-se que os estudantes demonstraram boa motivação geral para aprender e tendência baixa a moderada para evasão. A motivação influenciou positivamente e diminuiu a intensidade dos motivos para evasão.

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Biografia do Autor

José Renato Romero, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Gestor do curso de Fisioterapia da Escola de Saúde. Doutor em Ciências pela Universidade Guarulhos (UNG).

Alfredo Almeida Pina-Oliveira, Universidade de São Paulo

Professor Doutor do Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva (ENS) e Docente Permanente do Mestrado Profissional em Enfermagem na Atenção Primária no Sistema Único de Saúde (MPAPS).

Ana Cláudia Puggina, Faculdade de Medicina de Jundiaí

Professora Adjunta e Coordenadora do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ).

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Publicado

24/01/2024

Como Citar

ROMERO, J. R.; PINA-OLIVEIRA, A. A.; PUGGINA, A. C. Motivação para aprender e causas de evasão de estudantes de ciências da saúde. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. 00, p. e024010, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19i00.17942. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17942. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos