Motivação para aprender e causas de evasão de estudantes de ciências da saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.17942

Palavras-chave:

Motivação, Evasão escolar, Estudantes de Ciências da Saúde

Resumo

Este estudo objetivou correlacionar os motivos de evasão com a motivação para aprender de estudantes de ciências da saúde e correlacionar a motivação para aprender e os motivos de evasão com a idade, sexo e horas de sono. Realizou-se um estudo transversal quantitativo. Participaram 481 estudantes. Foram encontradas correlações entre motivação para aprender e os motivos de evasão (r=-0,25; p=0,00); entre a idade e a motivação extrínseca (r=-0,15; p≤0,00), motivação intrínseca (r=0,11; p=0,01), e o motivo de evasão relacionado ao suporte (r=0,09; p≤0,05); entre a variável horas de sono e os motivos de evasão relacionado as questões institucionais (r=0,15; p≤0,00), vocacionais (r=-0,10; p=0,02), e desempenho (r=0,11; p=0,01). Concluiu-se que os estudantes demonstraram boa motivação geral para aprender e tendência baixa a moderada para evasão. A motivação influenciou positivamente e diminuiu a intensidade dos motivos para evasão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Renato Romero, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Gestor do curso de Fisioterapia da Escola de Saúde. Doutor em Ciências pela Universidade Guarulhos (UNG).

Alfredo Almeida Pina-Oliveira, Universidade de São Paulo

Professor Doutor do Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva (ENS) e Docente Permanente do Mestrado Profissional em Enfermagem na Atenção Primária no Sistema Único de Saúde (MPAPS).

Ana Cláudia Puggina, Faculdade de Medicina de Jundiaí

Professora Adjunta e Coordenadora do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ).

Referências

ARAUJO, A. C. C.; SILVA, T. F. C.; PEDERNEIRAS, M. M. M. Percepção de docentes acerca da evasão universitária. Regae - Revista de Gestão, Avaliação e Educação, Santa Maria, RS, v. 11, n. 20, p. 1-20, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/68968. Acesso em: 03 jul. 2023.

AMBIEL, R. A. M. Construção da escala de motivos para evasão do Ensino Superior. Avaliação Psicológica, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 41-52, 2015. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-04712015000100006&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 03 jul. 2023.

BARROS, M. S. P.; WILHELM, F. A. Caracterização das situações estressantes vivenciadas por jovens universitários no extremo norte do país. Revista Brasileira de Iniciação Científica, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 27-45, 2018.

BORUCHOVITCH, E. Escala de motivação para aprender de universitários (EMA-U): propriedades psicométricas. Avaliação Psicológica, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 127-134, 2008a. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/avp/v7n2/v7n2a03.pdf. Acesso em: 03 jul. 2023.

BORUCHOVITCH, E. A motivação para aprender de estudantes em cursos de formação de professores. Educação, [S. l.], v. 31, n. 1, p. 30-38, 2008b. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/2754. Acesso em: 03 jul. 2023.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Censo da educação superior 2021: notas estatísticas. Brasília, DF: Inep, 2022. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/notas_estatisticas_censo_da_educacao_superior_2021.pdf. Acesso em: 03 jul. 2023.

CAMPOS, L. H. R. et al. O FIES Contribui Para a Atratividade das Carreiras de Licenciaturas e da Saúde? Revista Brasileira de Economia, [S. l.], v. 74, n. 2, p. 139-153, abr./jun. 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbe/a/q563sVh9r8cHmjF6wKzb8nf/?lang=pt. Acesso em: 03 jul. 2023.

CASSIANO, C. et al. Desmotivação acadêmica: buscando compreender a realidade. REFACS, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 417-426, 2021. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/refacs/article/view/4577. Acesso em: 03 jul. 2023.

CORBUCCI, P.; KUBOTA, L.; MEIRA, A. Evolução da educação superior privada no Brasil: da reforma universitária de 1968 à década de 2010. Radar, [S. l.], v. 46, p. 7-12, ago. 2016. Disponível em: https://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/7066/1/Radar_n46_evolu%c3%a7%c3%a3o.pdf. Acesso em: 03 jul. 2023.

COSTA, F. J.; BISPO, M. S.; PEREIRA, R. C. F. Dropout and retention of undergraduate students in management: a study at a Brazilian Federal University. RAUSP Management Journal, São Paulo, v. 53, n. 1, p. 74-85, 2018. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2531048817300251?via%3Dihub. Acesso em: 03 jul. 2023.

CUNHA, J. V. A. et al. Quem está ficando para trás? Uma década de evasão nos cursos brasileiros de graduação em Administração de Empresas e Ciências Contábeis. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade - REPeC, Brasília, DF, v. 9, n. 2, p. 120-136, 2015. Disponível em: https://www.repec.org.br/repec/article/view/1141. Acesso em: 03 jul. 2023.

DECI, E. L.; RYAN, R. M. Self-Determination Theory: A Macrotheory of Human Motivation, Development, and Health. Canadian Psychology/Psychologie canadienne, [S. l.], v. 49, n. 3, p. 182-185, 2008. Disponível em: https://psycnet.apa.org/doiLanding?doi=10.1037%2Fa0012801. Acesso em: 03 jul. 2023.

EDGAR, S. et al. Student motivation to learn: is self-belief the key to transition and first year performance in an undergraduate health professions program? BMC Medical Education, [S. l.], v. 19, n. 111, 2019. Disponível em: https://bmcmededuc.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12909-019-1539-5. Acesso em: 03 jul. 2023.

FERRI, P. et al. Motivational factors for choosing the degree course in nursing: a focus group study with nursing students. Acta Biomedica, [S. l.], v. 87, n. 2, p. 19-27, 2016. Disponível em: https://www.mattioli1885journals.com/index.php/actabiomedica/article/view/5428. Acesso em: 03 jul. 2023.

GUIMARÃES, S. E. R.; BORUCHOVITCH, E. O estilo motivacional do professor e a motivação intrínseca dos estudantes: uma perspectiva da Teoria da Autodeterminação. Psicologia: Reflexão e Crítica, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 143-150, 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/prc/a/DwSBb6xK4RknMzkf5qqpZ6Q/?lang=pt. Acesso em: 03 jul. 2023.

KUKKONEN, P.; SUHONEN, R.; SALMINEN, L. Discontinued students in nursing education - Who and why? Nurse Education in Practice, [S. l.], v. 17, p. 67-73, 2016. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1471595315002115?via%3Dihub. Acesso em: 03 jul. 2023.

LEAL, E. A.; MIRANDA, G. J.; CARMO, C. R. S. Teoria da autodeterminação: uma análise da motivação dos estudantes do curso de ciências contábeis. Revista Contabilidade & Finanças, [S. l.], v. 24, n. 62, p. 162-173, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rcf/a/7kJthWCTGDsH4m8XHsbWCNp/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 03 jul. 2023.

MARÔCO, J. et al. Predictors of academic efficacy and dropout intention in university students: can engagement suppress burnout? PLoS One, [S. l.], v. 15, n. 10, e0239816, 2020. Disponível em: https://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0239816. Acesso em: 03 jul. 2023.

MARTINELLI, S. C.; BARTHOLOMEU, D. Escala de motivação acadêmica: uma medida de motivação extrínseca e intrínseca. Avaliação Psicológica, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 21-31, 2007. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/avp/v6n1/v6n1a04.pdf. Acesso: 03 jul. 2023.

MELLO, M. B.; LEME, M. I. Motivação de alunos dos cursos superiores de tecnologia. Psicologia Escolar e Educacional, [S. l.], v. 20, n. 3, p. 581-590, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/ZkhF34C4NwfmH85PWRkKz6R/?lang=pt. Acesso em: 03 jul. 2023.

OLIVEIRA, B. T.; SILVA, V. J. Teoria da autodeterminação na compreensão da motivação da aprendizagem de Química dos alunos da Educação de Jovens e Adultos. Revista Labore em Ensino de Ciências, Campo Grande, v. 1, n. 1, p. 109-127, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/labore/article/view/2866. Acesso em: 03 jul. 2023.

PAN, J.; ZAFF, J. F.; DONLAN, A. E. Social support and academic engagement among reconnected youth: adverse life experiences as a moderator. Journal of Research on Adolescence, [S. l.], v. 27, n. 4, p. 890-906, 2017. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/jora.12322. Acesso em: 03 jul. 2023.

PATRICK, H.; WILLIAMS, G. C. Self-determination theory: its application to health behavior and complementarity with motivational interviewing. International Journal of Behavioral Nutrition and Physical Activity, [S. l.], v. 9, n. 18, p. 1-12, 2012. Disponível em: https://ijbnpa.biomedcentral.com/articles/10.1186/1479-5868-9-18. Acesso em: 03 jul. 2023.

ROMERO, J. R. Motivação para aprender e evasão de universitários: proposição de um programa de prevenção da evasão na graduação em saúde. 2021. 144 f. Tese (Doutorado em Ciências) – Universidade Guarulhos, Guarulhos, SP, 2021.

SALES, A.; BALBY, L.; CAJUEIRO, A. Exploiting academic records for predicting student DropOut: a case study in Brazilian higher education. Journal of Information and Data Management, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 166-180, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/jidm/article/view/343. Acesso em: 03 jul. 2023.

Publicado

24/01/2024

Como Citar

ROMERO, J. R.; PINA-OLIVEIRA, A. A.; PUGGINA, A. C. Motivação para aprender e causas de evasão de estudantes de ciências da saúde. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. 00, p. e024010, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19i00.17942. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17942. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos