Tecendo a trama da história ensinada no município de Vitória-ES (1970-1990)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.17963

Palavras-chave:

Ensino de história, Consciência histórica, Saberes docentes, Formação docente

Resumo

Objetiva identificar os saberes docentes e tipologias de consciência histórica presentes nas narrativas construídas por professores de História, atuantes na Educação Básica tendo como referência a construção da epistemologia da prática profissional definida por Tardif (2000) como o estudo do conjunto dos saberes utilizados pelos profissionais em seu espaço de trabalho para desempenhar todas as suas tarefas. Fundamenta-se teoricamente nas concepções de saberes docentes de Tardif e Lessard (2012) e consciência histórica de Rüsen (2007). Respaldamo-nos no aporte teórico da História Cultural e na metodologia de pesquisa da História Oral em Bom Meihy (1996) e Alberti (2013) ao possibilitarem a elaboração de registros e documentar experiências, saberes e práticas de pessoas a respeito de suas vivências. Podemos inferir que, a maneira como trabalharam em sala de aula, criou-se a possibilidade de um ensino que visa a formar a consciência histórica para agir no mundo, para poder nele atuar e transformá-lo.

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Biografia do Autor

Regina Celi Frechiani Bitte, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora/Departamento de Educação Política e Sociedade (DEPS). Professora permanente do Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Educação (PPGMPE/UFES). Doutorado em Educação (UFES). Pós-doutorado (UFU).

Sônia Maria dos Santos, Universidade Federal de Uberlândia

Professora Titular aposentada. Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade (PUCSP). Pós-doutorado (UFMG).

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Publicado

19/12/2023

Como Citar

BITTE, R. C. F.; SANTOS, S. M. dos. Tecendo a trama da história ensinada no município de Vitória-ES (1970-1990). Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, p. e023142, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.17963. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17963. Acesso em: 30 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos