Formação de profissionais de educação infantil: experiências de estágio supervisionado
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v14i1.11099Palavras-chave:
Formação docente, Estágio supervisionado, Educação infantil.Resumo
O trabalho objetiva refletir sobre nossa experiência como professoras do estágio supervisionado obrigatório do curso de Pedagogia da Universidade Federal Fluminense, compreendido como um campo de conhecimentos que supera a tradicional atividade prática instrumental. Aluno(a)s deparam-se com realidades cotidianas nas escolas de Educação Infantil onde vivem a ruptura teoria/prática necessária como área formativa de estudos e construções educacionais. Destacamos Japiassu e a pedagogia da incerteza porque rompe com dogmas e verdades absolutas no processo educativo, dialogamos com Vygotsky e a ênfase na compreensão dos sentidos e significados de vivências e com Nóvoa sobre a atividade docente e a reflexão sobre as práticas. Os autores e suas teses nos ajudam a entender a formação docente como um campo epistemológico.
Downloads
Referências
GUIZZO, Bianca.; FELIPE, Jane. Legislação e políticas públicas para a Educação Infantil: articulações com a formação docente, Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 28, n. 3, set./dez. 2012.
JAPIASSU, Hilton. A pedagogia da incerteza e outros estudos. Rio de Janeiro: Imago, 1983.
KRAMER, Sonia.; CORSINO, Patricia.; NUNES, Maria Fernanda. Infância e crianças de 6 anos: desafios das transições na educação infantil e no ensino fundamental. São Paulo: Educação e Pesquisa. v. 37, n. 1, 220 p. 69-85, jan./abr. 2011.
KRUG, Hugo Norberto et al. Estágio Curricular supervisionado em Educação Física: significado e importância sob a ótica dos acadêmicos do curso de licenciatura. Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física (GEPEF/UFSM); apresentado no XXVII Simpósio Nacional de Educação Física, Pelotas - RS, 2008.
NÓVOA, Antonio. Como formar professores para o futuro. III Encontro PIBID, 2011, Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=KrR1aJ5A9Go. Acesso em: 11 jan. 2018.
OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vygotsky. Aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 1997. (Pensamento e ação no magistério).
PIMENTA, Selma Garrido.; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2008.
TOASSA, Gisele.; SOUZA, Marilene Proença Rebello de. As vivências: questões de tradução, sentidos e fontes epistemológicas no legado de Vygotsky. Psicologia USP. São Paulo, v. 21, n. 4, 2010. Disponível em: www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103- 65642010000400007&script. Acesso em: 29 jan. 2018.
VASCONCELLOS, Vera Maria Ramos de. Formação dos Profissionais de Educação Infantil: reflexões sobre uma experiência. Revista Em Aberto, Brasília, v. 18, n. 73, p. 98-111, jul 2001. Disponível em: http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto. Acesso em: 26 abr. 2013.
VYGOTSKY, Lev Semenovich. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.