O Sistema de Avaliação Nacional Superior e a Avaliação Formativa
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.18390Palavras-chave:
Avaliação Formativa, Educação Superior, Formação Docente, SINAESResumo
Este estudo trata de compreender até que ponto o Sistema de Avaliação da Educação Superior influencia a avaliação formativa na formação docente. Para tal finalidade, realizou-se um estudo bibliográfico e de análise documental de relatórios sobre cursos de Licenciatura em Pedagogia com conceito 5 no Exame Nacional de Desempenho do Estudante (2017). Foram selecionados quatro cursos de pedagogia, com base nos seguintes critérios: conceito 5, estado de São Paulo, número de alunos matriculados, categoria administrativa, modalidades de ensino e organização acadêmica. Verificou-se, pela percepção dos estudantes, que a prova é importante na avaliação do desempenho do curso, e pode auxiliar na melhoria da qualidade das instituições. Numa perspectiva de avaliação formativa, foi possível compreender que o Sistema de Avaliação atua como um incentivo à avaliação formativa na formação docente, visto que estabelece critérios de avaliação que devem ser seguidos e que são baseados na qualidade da formação ofertada.
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Referências
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