O Sistema de Avaliação Nacional Superior e a Avaliação Formativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.18390

Palavras-chave:

Avaliação Formativa, Educação Superior, Formação Docente, SINAES

Resumo

Este estudo trata de compreender até que ponto o Sistema de Avaliação da Educação Superior influencia a avaliação formativa na formação docente. Para tal finalidade, realizou-se um estudo bibliográfico e de análise documental de relatórios sobre cursos de Licenciatura em Pedagogia com conceito 5 no Exame Nacional de Desempenho do Estudante (2017). Foram selecionados quatro cursos de pedagogia, com base nos seguintes critérios: conceito 5, estado de São Paulo, número de alunos matriculados, categoria administrativa, modalidades de ensino e organização acadêmica. Verificou-se, pela percepção dos estudantes, que a prova é importante na avaliação do desempenho do curso, e pode auxiliar na melhoria da qualidade das instituições. Numa perspectiva de avaliação formativa, foi possível compreender que o Sistema de Avaliação atua como um incentivo à avaliação formativa na formação docente, visto que estabelece critérios de avaliação que devem ser seguidos e que são baseados na qualidade da formação ofertada.

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Biografia do Autor

Luiza Helena Rodrigues Arantes, Centro Universitário Adventista de São Paulo

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação - Mestrado Profissional em Educação. 

Silvia Cristina de Oliveira Quadros, Centro Universitário Adventista de São Paulo

Pós-doutora em Educação na FE/USP (2005/2006). Doutora em Letras: Semiótica e Linguistica Geral pela FFLCH/USP(1999). MBA em Gestão Estratégica na (FEARP USP - Ribeirão Preto - 2016). Especialização na UNESC (2022) - Liderança, Gestão, Resultados e Engajamento. Experiência na área acadêmica com as disciplinas: Língua Portuguesa, Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, Análise do Discurso, Prática de Ensino e Produção de Textos, formação de Professores e Metodologia de Ensino da Linguagem. Atuou na área administrativa como coordenadora do curso de Letras e diretora acadêmica nas Faculdades Integradas Módulo - atual UNIMODULO. Participação em congressos nacionais e internacionais com apresentação de trabalho. Participa dos grupos de pesquisa: GPADE- Grupo de pesquisa aprendizagem, práticas docentes e de gestão escolar; GEDEC - Grupo de estudos em direito e diversidade étnico-cultural) do centro Universitário Adventista de São Paulo. Atuou como Assessora Pedagógica, Diretora Acadêmica e Pró-reitora de Graduação no Centro Universitário Adventista de São Paulo - UNASP e de junho de 2017 a 2022, atuou como Pró-reitora Associada e Diretora de Graduação na mesma Instituição e como docente do curso de Pedagogia - campus SP. Atua como professora do curso de Pedagogia - UNASP-SP e professora Permanente no Mestrado Profissional em Educação do UNASP, além da coordenação do referido curso de Mestrado.

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Publicado

07/12/2023

Como Citar

ARANTES, L. H. R.; QUADROS, S. C. de O. O Sistema de Avaliação Nacional Superior e a Avaliação Formativa. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, p. e023122, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.18390. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18390. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos