EPISTEMOLOGIA DO AMBIENTE PARA A CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE: VALIDAÇÃO DE UM INSTRUMENTO DIAGNÓSTICO
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v19iesp.1.18416Palavras-chave:
Educação ambiental, Concepção ambiental, Análise Quantitativa, Educação BásicaResumo
A relação entre clima e biodiversidade é complexa e necessita de pesquisas que, mediante às crises ambientais, sociais e econômicas, guiem tomadas de decisão para a conservação da biodiversidade, ambiental e socialmente adequadas e viáveis. Neste sentido, é imperativo apontar caminhos, principalmente por meio da Educação Ambiental, adaptados às concepções e valores sobre proteção da biodiversidade encontrados na sociedade, de modo a fornecer respostas tão rápidas e eficientes quanto as crises ambientais demandam. Sendo assim, este artigo objetivou apresentar a validação e as potencialidades de um instrumento diagnóstico que auxilie a compreensão desta gama de valores e ideias. O instrumento, construído com base no escalonamento Likert, foi validado semântica e estatisticamente e resultou em três eixos de análise potenciais: antrópico, biológico e geossistêmico. Eixos esses que podem ser analisados conforme contexto de aplicação, articulam questões envolvidas na complexidade de fatores ambientais e orientam tomadas de decisão na área ambiental.
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